Plugin para Mapas Culturais desenvolvido pela Secult Ceará é apresentado para outras secretarias estaduais e Ministério da Cultura

3 de abril de 2024 - 16:53 #

Texto: Marina Holanda


A Secretaria da Cultura do Ceará tem desenvolvido nova ferramenta para tornar o processo de recursos dos editais ainda mais transparente e célere. Trata-se da criação de uma opção no Mapa Cultural para encaminhamento de recursos pelos proponentes. A inovação está em fase de testes e foi apresentada ao Ministério da Cultura (MinC) e a outras secretarias estaduais.

O servidor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Governança Digital (COTIGD) da Secult Ceará, Junior Oliveira, explica que a ferramenta irá agilizar o envio de recursos nas oportunidades às quais se inscreveram. “Os proponentes terão uma página para consultar o andamento dos pedidos de recurso abertos. Desta forma, a pessoa saberá de forma mais clara se o recurso foi deferido ou indeferido. A plataforma indicará, com maior transparência, o dia e a hora do envio e o seu conteúdo digitado para abrir o recurso”, completa.

Inovação na Governança Digital

Atualmente, as pessoas proponentes de projetos inscritos em editais da Secult Ceará, quando necessitam entrar com recurso após a divulgação de resultados preliminares, enviam o processo por email para a coordenação responsável pelo edital. Com acesso aos envios por meio do plugin que está sendo desenvolvido, a coordenação poderá gerenciar e responder os recursos abertos em um só local, dentro do próprio Mapa Cultural.

A proposta de aperfeiçoamento foi apresentada em grupo de Mapas Culturais Nacionais para desenvolvedores integrantes do Ministério da Cultura, Hacklab e outras secretarias brasileiras, que demonstraram interesse em incorporar a nova ferramenta. Ela atende a uma necessidade operacional em secretarias municipais e estaduais, e também visa uma melhor experiência do usuário nos processos via Mapa Cultural.

Comunidade e colaboração

A Secult Ceará tem sido uma referência por seu ativo trabalho de aprimoramento de tecnologias da informação e pioneira na criação do plugin de recursos. A iniciativa também protagoniza uma chamada de colaboração entre gestões estaduais em nível nacional, fortalecendo a comunidade comprometida com a ampliação do acesso digital às políticas públicas culturais.