A Lei de Criação da Secretaria da Cultura do Ceará

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) é a pasta estadual de cultura mais antiga do Brasil. A Secult foi criada pela Lei nº 8.541, de 9 de agosto de 1966, se desmembrando da Secretaria de Educação, pelo então governador do Estado, Virgílio Távora. Tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.

 

Compete também à Secult auxiliar o governador na formulação da política cultural do Estado; incentivar e estimular a pesquisa em artes e cultura; apoiar a criação, a expansão e o fortalecimento das estruturas da sociedade civil voltadas para a criação, produção e difusão cultural e artística; deliberar sobre tombamento de bens móveis e imóveis de reconhecido valor histórico, artístico e cultural para o Estado do Ceará; e cooperar na defesa e conservação do Patrimônio Cultural Histórico, Arqueológico, Paisagístico, Artístico e Documental, material e imaterial do Estado.

 

Ao longo de mais de 50 anos de história, a Secult tem sido pioneira em diversas ações que inspiraram outros Estados e até mesmo o Ministério da Cultura do Brasil. Entre essas ações estão o Projeto Agentes de Leitura do Ceará, a Lei dos Tesouros Vivos do Estado e a aprovação do Plano Estadual de Cultura Infância.

 

Missão

 

Formular, promover e gerir políticas públicas que assegurem o pleno exercício dos direitos culturais para a população do Ceará.

 

Visão

 

Ser reconhecida pela excelência em gestão de políticas culturais democráticas, com a Cultura na centralidade do desenvolvimento do Ceará.

 

Valores

– Respeito, valorização, reconhecimento e desenvolvimento do trabalhador da cultura;

– Valorização da diversidade regional e territorial;

– Participação social e transparência;

– Respeito aos direitos humanos;

– Inclusão racial, etária, de etnia e de gênero;

– Acessibilidade;

– Diversidade cultural;

– Equidade de acesso;

– Liberdade de criação e expressão;

– Diversidade étnico-cultural;

– Diversidade étnico-racial e de gênero;

– Responsabilidade socioambiental.

 

Coordenadorias políticas

 

Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam)

Coordenadoria de Políticas para as Artes (Coarte)

Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura (CCFOL)

Coordenadoria de Cinema e Audiovisual (CCAVI)

Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac)

Coordenadoria da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Copec)

Coordenadoria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Coef)

Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar)

Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip)

Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi)

Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Governança Digital (Cotig)

Quem é quem

Secretária da Cultura do Ceará

Luisa Cela

Luisa Cela é cearense, formada em psicologia, com mestrado em Saúde da Família, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2014, tem atuação no campo das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos na Rede CUCA – Fortaleza, e no Instituto Dragão do Mar (IDM), assumiu a Diretoria de Cidadania Cultural, dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e coordenando projetos importantes como o “Praça das Artes”. Assumiu também a presidência do Instituto ECOA (Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes) – Sobral. Entre os anos de 2019 a 2022, exerceu o cargo de Secretária Executiva da Cultura no Governo do Estado do Ceará, assumindo, ao longo desse período, a Coordenação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Também é secretária geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e suplente da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste. Atualmente, é secretária da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará).

Secretário Executivo da Cultura do Ceará

Rafael Felismino

Rafael Cordeiro Felismino é formado em turismo, tem MBA em Marketing e Comunicação Digital e fez mestrado na área de cooperação público privada em Turismo, na cidade de Madri/Espanha. Servidor de carreira da Embratur, agência brasileira responsável pela promoção internacional do turismo brasileiro, vinculada ao Ministério do Turismo, Rafael assumiu diversos cargos, como a coordenação dos segmentos turísticos de oferta, o turismo cultural e a liderança do laboratório de inovação da agência, além de ter coordenado e realizado missões internacionais em diversos países. Atuou também, durante sete anos, na Secretaria de Turismo de Fortaleza, onde foi secretário executivo de Turismo. Nos últimos quatro anos, Rafael prestou consultoria para o Governo do Estado de São Paulo, como diretor de Projetos Estratégicos, na InvestSP.

Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará

Gecíola Fonseca

Gecíola Fonseca é graduada em Comunicação Social e especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela UFC. Tem experiência de 16 anos como gestora social, cultural, de comunicação e de tecnologias. Liderou projetos em Pontos de Cultura e na Rede Cuca. Foi gestora de Comunicação Digital da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. Coordenou a Governança Digital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) de 2016 a 2018, quando implementou o Mapa Cultural do Ceará. Foi gerente Socioambiental e de Comunicação do Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Esteve como gerente de Inovação e Tecnologias do Instituto Dragão do Mar (IDM) de 2021 a 2023, onde contribuiu para a gestão de 16 equipamentos públicos culturais, de esporte e meio ambiente do Governo do Estado do Ceará.

Núcleo Gestor

Valéria Cordeiro

Assessoria de Projetos Especiais

E-mail

Viana Jr

Chefia de Gabinete | (85) 3101-6744

E-mail

Vitor Studart

Assessoria Jurídica | (85) 3101-6746

E-mail

Renata Melo

Ass. de Controle Interno e Ouvidoria | (85) 3101-6780 E (85) 98672-3741

E-mail

Elídia Vidal

Ass. de Comunicação | (85) 3101-6761

E-mail

Thais Martins

ASS. DE COMUNICAÇÃO | (85) 3101-6761

E-mail

Jessica Ohara

PATR. CULTURAL E MEMÓRIA | (85) 3101-6787

E-mail

Selma Santiago

POLÍTICAS PARA AS ARTES | coarte@secult.ce.gov.br

E-mail

Ernesto Gadelha

FORMAÇÃO, LIVRO E LEITURA | (85) 3101-6783

E-mail

Camila Vieira

CINEMA E AUDIOVISUAL | (85) 98238-9544

E-mail

Caio Feitosa

REDE PÚBLICA DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS | (85) 3101-6794

E-mail

Raquel Honório

ECONOMIA CRIATIVA E FOMENTO CULTURAL | (85) 3101-6740 e (85) 3101-6743

E-mail

Fábio Santiago

ARTICULAÇÃO REGIONAL E PARTICIPAÇÃO | (85) 3101-6749

E-mail

Patricia Maria Apolonio

DES. INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO | (85) 3101-6750

E-mail

Débora Varela

ADMINISTRATIVO FINANCEIRA | (85) 3101-6771

E-mail

Everton Krystian

TI E GOVERNANÇA DIGITAL | (85) 3101-6779

E-mail