Bece e For Rainbow realizam o Encontro Literatura & Diversidade, sábado, dia 09

7 de dezembro de 2023 - 12:20

 

O escritor, Renan Quinalha, participa do evento e lança no Ceará as publicações “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” (finalista do Prêmio Jabuti 2023) e “Novas fronteiras das histórias LBGTI+ no Brasil”.

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), em parceria com o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero e a FLIDS – Festa Literária da Diversidade Sexual, realiza o encontro Literatura & Diversidade no dia 9 de dezembro, a partir das 14h30, no espaço multiuso da Bece. A atividade integra a programação em alusão a semana dos Direitos Humanos, celebrada dia 10/12, realizado pela Bece, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, da Secretaria da Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

A programação inicia às 14h30 com a Roda de Conversa sobre “Literatura Cearense LGBTI+”. Estarão presentes as escritoras Fernanda Leite, Cris Soares e os escritores Lúcio Flávio Gondim e Camila Cerderia. Em seguida, às 15h30, a programação prossegue com a Roda de Conversa “Movimento LGBTI+ no Brasil –  Avanços e Desafios”, que conta com a presença do escritor, professor e especialista em direitos humanos da CNN, Renan Quinalha, a Secretária da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira e o jornalista e diretor de cinema Émerson Maranhão.   

Literatura LGBTI+ em pauta!

Na ocasião, Renan Quinalha lançará no Ceará a publicação “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias“. Vencedor do Prêmio da Cidadania e Diversidade da Parada do Orgulho LGBTI+ do Ano 2022 e atualmente é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Ciências Sociais. Renan lançará também o livro “Novas fronteiras das histórias LBGTI+ no Brasil”, organizado por ele e por Paulo Souto Maior. A publicação reúne 24 artigos inéditos sobre dimensões ainda pouco exploradas da história LGBTI+ no Brasil. 

Renan Quinalha é professor de direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro-consultor da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-SP. Publicou, dentre outros livros, “Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT” (Companhia das Letras, 2021). É especialista da CNN Brasil para diversidade e direitos humanos e presidente do Grupo de Trabalho de Reparação Histórica à População LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania do Brasil.

Sinopse dos livros:

  • “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” (Editora Autêntica, 2022)

Em tempos de autoritarismos e conservadorismos morais, nada como a história para nos ensinar e inspirar nas resistências do presente. Esta obra destina-se tanto a pessoas que desejam investigar a fundo essa temática como àquelas que estão dando seus primeiros passos nos estudos de gênero e sexualidade é um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia.

  • “Novas fronteiras das histórias LBGTI+ no Brasil” (Organização: Paulo Souto Maior & Renan Quinalha)

Este livro é uma importante contribuição para a produção de novos conhecimentos que estão transformando nossa compreensão do passado e do presente do Brasil. Como uma importante intervenção política dentro da academia, ele pode inspirar muitos outros trabalhos que podem nos contar ainda mais sobre a diversidade de experiências de pessoas lgbtqi+ em diversos momentos históricos e lugares do Brasil. — James N. Green, no Prefácio.

Serviço

Encontro Literatura & Diversidade acontece próximo sábado, dia 09, na Biblioteca Pública

Dia 9 de dezembro, a partir das 14h30

Entrada: Gratuita

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará  

Classificação indicativa: Livre