Biblioteca Pública realiza programação alusiva ao Mês da Mulher

6 de março de 2024 - 11:51 # # # #

Amara Moira (Foto ... ntia Antunes

Com entrada gratuita, as atividades contam com a participação de mulheres do meio artístico cearense e nacional

Convidada Amara Moira (SP)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), realiza uma ampla programação em alusão à data. Com lançamentos de livros, seminário, colóquio, dentre outras ações, as atividades contam com a presença de nomes relevantes da cena artística local e nacional, como Glória Diógenes, Amara Moira, Vanessa Passos, Patricia Cacau, Dayane Teixeira, Nádia Camurça, Sheila Oliveira, Rosalina Moraes, Socorro Araújo, Karen Acioly, Denise Sant´Anna, Lilian Martins, Socorro França, Valda Anacé, Mártir Silva, Estrela Rodrigues e muito mais!

A programação especial do Mês da Mulher na Bece integra as atividades que celebram os 157 anos da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Haveria uma condição feminina?

Dando início à programação Mês da Mulher na Bece, a Biblioteca Pública Estadual realiza no dia 6 de março (quarta-feira), às 16h, a live Descobertas da Pesquisa Acadêmica: “Haveria uma condição feminina?”, com Denise Sant´Anna (SP) e mediação de Ana Karine Garcia. Com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Bece no YouTube, a atividade pretende promover uma reflexão acerca da história das exigências feitas às mulheres em relação aos cuidados com o corpo, especialmente a partir do século XX.

Seminário A transversalidade do envelhecimento feminino

No dia 7 de março (quinta-feira), às 9h, acontece o Seminário “A transversalidade do envelhecimento feminino”, evento da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.

Na ocasião, a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; a secretária-executiva da Secretaria da Igualdade Racial, Martír Silva; a matriarca da medicina tradicional do Povo Anacé, representando a Secretaria dos Povos Indígenas, Valda Anacé; e a orientadora de célula da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sedih, Estrela Rodrigues vão debater diversas vertentes dessa temática, a qual envolve questões relacionadas à saúde, ao bem-estar, ao lazer e a tantos outros direitos que devem ser garantidos, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa.

Feito por elas

Destaque na programação do mês, o Colóquio Bece “O mundo escrito por mulheres: a importância da literatura feita por elas” acontece no dia 8 de março (sexta-feira), às 15h, e contará com a participação das convidadas Amara Moira (SP), Vanessa Passos (CE) e Patricia Cacau (CE), e mediação de Lilian Martins. O evento tem como objetivo aprofundar a reflexão e o debate sobre o papel feminino no campo do fazer e saber literário, entendendo como as mulheres em sua diversidade ocupam e resistem nos espaços de escrita e nas dinâmicas da produção editorial.

Lançamentos de Livros

Ao longo do mês de março, a Biblioteca Pública realiza uma série de lançamentos de livros escritos por mulheres, trazendo ao grande público a voz de autoras cearenses que fazem da Literatura seu universo de criação.

No dia 7 de março (quinta-feira), às 18h, haverá o lançamento do livro “Corpo Concha”, de Dayane Teixeira, com mediação de Nádia Camurça. A obra traça um caminho de retomada e de reapropriação da dupla herança da autora – mulher nordestina, descendente de pessoas negras e indígenas, em que o processo de escrita é uma forma de se entender enquanto um ser humano de identidade híbrida e enquanto mulher.

Já no dia 14 de março (quinta-feira), às 18h, acontece o lançamento do livro “Saberes e Fazeres: Um olhar para a educação indigena e quilombola no Ceará”, de Sheila Oliveira. O livro é um registro iconográfico inédito e conta com a coordenação editorial de Patrícia Veloso, textos de Cláudia Leitão e Rona Hanning. Com projeto gráfico de Majoí Ainá Vogel e Carlos Enrique Tapella, a obra documenta as práticas pedagógicas e relações sociais e culturais vivenciadas em 14 escolas em comunidades indígenas e quilombolas no Ceará.

Infâncias Leitoras

A obra “Poesiarte com as infâncias 2: poemas para crianças desde bebês”, com organização de Rosalina Moraes e Socorro Araújo, tem lançamento marcado para o dia 20 de março (quarta-feira), às 18h. A obra constitui uma coletânea poética de 70 poemas focada nas crianças e nas infâncias, compreendidas nas suas singularidades e pluralidades. Essa artesania literária foi cuidadosamente tecida com fios de sonhos, memórias e fantasias por quarenta e nove autores, que debulham seus versos pelas páginas do livro, convidando crianças e adultos à experiência do maravilhamento com a poesia.

Integrando a programação do “I Seminário Infâncias Leitoras da Bece: crianças lêem palavras e…o mundo todo. Como escutá-las?”, o lançamento do livro infantil “Bem no Meio”, da artista brasileira Karen Acioly (RJ), acontece dia 22 de março (sexta-feira), às 11h45, e será mediado por Emídio Sanderson. Com música do compositor francês Camille Rocailleux, a ópera conta a história de Bem, uma menina que nasce com um estranho buraco nas costas de onde sai uma asa. Bem descobre que tem o dom de entrar e sair dos livros e se vê no meio da separação de seus pais.

Há ainda o lançamento do Livro “Avarias”, de Glória Diógenes, no dia 27/3 (quarta-feira), às 18h. Primeira obra publicada da escritora, o livro é composto por 28 contos, com narrativas permeadas por “muitas marcas de força: muita água, travessias, ímpetos de cavalos selvagens” (Tércia Montenegro, posfácio).

Serviço

Biblioteca Pública realiza programação alusiva ao Mês da Mulher

Programação gratuita

Diversas datas e horários

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro) e YouTube da Bece