Biblioteca Pública realiza tributo à poeta Norma Colares na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro

26 de fevereiro de 2024 - 13:07 # # # #


O evento contará com lançamento póstumo do primeiro livro da poeta e performance cênico-poética dos artistas Silvia Moura e Talles Azigon

 

Foto: Norma Colares

Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza tributo à poeta Norma Colares, falecida em 18 de novembro de 2023, aos 75 anos. O tributo acontece na quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, a partir das 18h, no Espaço Multiuso da Biblioteca, com entrada gratuita. O momento é uma celebração da força da poesia, do seu encantamento, do riso, da reflexão e da beleza do encontro de artistas com as obras da poeta cearense.

O evento contará com o lançamento póstumo de seu primeiro livro “Pequeno grande livro de histórias da palavra havia”, na Bibliotecas, além de mediação e performance dos artistas Silvia Moura e Talles Azigon, amigos e fãs de Norma.

Quem é Norma Colares

Maria Norma Colares de Serra nasceu em 30 de julho de 1948, em Fortaleza, tendo vivido em diversas cidades, dentre elas Belém, Manaus, Rio de Janeiro, Maranguape e Taíba. Essas paisagens múltiplas junto à liberdade e ao lugar da mulher habitam sua escrita potente. Socióloga, escritora e ambientalista, a cearense manteve ao longo da vida um forte vínculo com comunidades e movimentos sociais.

Sua obra literária, assim como sua presença, serão lembradas pela irreverência, ludicidade e resistência presentes em cartões-postais, zines e na poesia muitas vezes performada por ela mesma quando nos brindava com sua força cênica nos palcos. Mesmo tendo nos deixado em 2023, Norma Colares segue pulsando em afetos e memórias marcantes dos que tiveram o privilégio de conviver com a artista.

“Pequeno grande livro de histórias da palavra havia”

O livro síntese da vida da poeta Norma Colares reúne poemas de diversas fases da escritora, cuja importância foi fundamental para a poesia de Fortaleza nas últimas décadas. Na obra, temos um recorte do que a autora produziu em vida, que se configura como um pontapé inicial para que produtores culturais, pesquisadores e professores possam pesquisar e revelar sua produção artística e poética.

A autora traça temas que perpassam espiritualidade, questões eco-histórico-culturais e opressões de gênero e sexualidade. A poesia de Norma não é uma manifestação do ego ou do gênio, ela é a manifestação da vida e da história, desse modo, acontecimento, sentimentos, revoluções e a mudança de comportamento estão registrados em sua literatura.

Norma se inscreve em uma tradição literária que faz da cidade uma experiência, um suporte, um grande livro que é escrito todos os dias com suas palavras e sua presença, de tal modo que sua obra é escrita mas também é performática e, assim como o poeta Mário Gomes, seu nome e sua presença literária confundem-se com a cidade em si.

Sobre os mediadores

Silvia Moura é bailarina, coreógrafa e atriz. Artista das conexões possíveis entre o corpo e o pensamento. Comunica-se através de diversas mídias, utilizando a dança, a performance e a palavra como principais pontes para essa viagem, tornando-a uma das artistas emblemáticas na educação, produção e difusão da dança.

Talles Azigon é poeta, produtor cultural, contador de histórias e editor. Foi um dos fundadores da Editora Substânsia, co-criador do Festival da Poesia, além de criador da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária e da Agência Periferia em Pauta. Com atuação na arte e na cultura desde jovem, tem 4 livros publicados, dentre os quais, “Três Golpes d´Água” (2014) e “MARoriGINAL” (2015).

Serviço

Tributo à Norma Colares

Lançamento do livro | Pequeno grande livro de histórias da palavra havia

Performance | Leitura cênico-poética com Silvia Moura e Talles Azigon

Dia 29 de fevereiro (quinta-feira), às 18h

Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)

Saiba mais em: https://bece.cultura.ce.gov.br/