Núcleo de Estudos afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE e a Casa de Saberes Cego Aderaldo realizam o II EnegreSER

22 de novembro de 2023 - 09:55

Apresentação “Dança de São Gonçalo” – Mestre Joaquim Roseno

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Casa de Saberes Cego Aderaldo estão realizando o II EnegreSER – Festival de Cultura, Artes e Afrocearensidades.

O evento este ano terá como tema “Cota não é esmola” e conta com a parceria da (SEIR) Secretaria de Igualdade Racial, ocorrendo no mês de novembro, no município de Quixadá, com apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) do IFCE.

As atividades, no IFCE e na Casa de Saberes Cego Aderaldo, incluem exposições, vivências de turbantes, palestras, formações com a temática de cotas raciais, oficinas de máscaras e bonecas, rodas de conversas, esquetes, apresentações em celebração a capoeira, dança de São Gonçalo, Shows Musicais e Roda de Samba.

A palestra com Wanessa Brandão, coordenadora da Secretaria de Igualdade Racial trará debate sobre as políticas para essa pasta, bem como as diretrizes de Governo para temática. Na CREDE 12, a programação conta com uma formação para os professores da rede pública com debate sobre cota racial, política de ação afirmativa brasileira e percursos antirracistas. No contexto das artes, acontecerão apresentações da cultura tradicional e urbana, com presença de um mestre da cultura popular, Joaquim Roseno, integrantes de assentamentos rurais e do quilombo local, além de roda de samba.

O Festival encerra no dia 25, no quilombo Sítio Veiga. A ação tem como apoio o grupo Arte e Liberdade, onde serão realizadas ações gratuitas na sede do grupo.