I Seminário Acessibilidade Cego Aderaldo ocorre, de 21 a 23, em Quixadá

16 de fevereiro de 2024 - 11:01

De 21 a 23 de fevereiro, em Quixadá, ocorre o I Seminário Acessibilidade Cego Aderaldo: Arte, Memória e Direito. A atividade tem como objetivo escutar, debater, compartilhar e propor políticas públicas de acessibilidade cultural, através de ações e projetos de democratização do acesso aos bens culturais e naturais. Essa ação faz parte da agenda de prioridades da política cultural no Estado do Ceará, que visa realizar encontros formativos sobre acessibilidade, pensada como elemento criativo da obra estética e poética, buscando ressignificar as maneiras de ver, perceber e sentir dos corpos dissidentes nas interações artísticas.

A ação leva o nome de Cego Aderaldo, um exemplo notável de saberes e fazeres que promoveu a acessibilidade da através da arte e cultura. Cego Aderaldo dedicou-se a uma educação inclusiva no interior do Ceará, incorporando a centralidade da acessibilidade em sua vida. A história desse cearense, reconhecido por sua maestria como pai, poeta e artista, serve como fonte de inspiração para compreender como a acessibilidade comunicacional pode desempenhar um papel fundamental na promoção da inclusão e da dignidade humana.

O I Seminário Acessibilidade Cego Aderaldo é uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em parceria da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, e com apoio institucional da Casa de Antônio Conselheiro e Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

Conta ainda com a parceria da Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural – CODAC, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, apoio cultural do Centro de Formação, Monitoramento, Acompanhamento e Atendimento à Inclusão de Quixadá (FORMAI) e Prefeitura Municipal de Senador Pompeu, através do Departamento de Cultura.

Mais informações: https://www.instagram.com/p/C3YNNeLPnZx/?igsh=b3l6dHFmM2Q0ZXUy