Confira a Programação de 18 e 19 de outubro na Casa de Saberes Cego Aderaldo

18 de outubro de 2023 - 09:02

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, situado em Quixadá, traz nesta semana Palestra sobre Empreendedorismo com foco no Artesanato e Oficina sobre Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) em Filmes Acessíveis. As atividades são abertas ao público.

A primeira atividade ocorre nesta quarta-feira (18), às 14h, e é realizada em parceria com o Sebrae. Trata-se da Palestra “Características Empreendedoras, com foco no Artesanato”, mediata por Tereza Pacheco.

Já na quinta-feira (19), será a vez da Oficina Filmes Acessíveis: Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE). A atividade acontecerá das 17h às 21h,  no auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo. A oficina oferece uma introdução às noções básicas dos parâmetros da Legendagem para Surdo e Ensurdecidos, além de demonstrar o uso de ferramentas para a confecção dos recursos de acessibilidade, como o Subtitle Workshop 6.0b. Na oportunidade serão trabalhadas questões técnicas, linguísticas, tradutórias e estéticas de filmes enquanto estratégias para a distribuição do texto audiovisual em legendas.

A oficina tem o propósito de sensibilizar profissionais do audiovisual e artistas de um modo geral, para a inclusão de recursos de acessibilidade em seus conteúdos. Uma excelente oportunidade para gestores, produtores e representantes da educação e cultura dos municípios cearenses de conhecer, discutir e pensar os processos de acessibilidade e legendagem nas artes e suas linguagens.
Élida Gama Chaves

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE), onde também é Professora Adjunta do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Atua nos seguintes temas: Tradução, Acessibilidade e Ensino de Línguas. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Tradução Audiovisual Acessível/Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, na modalidade à distância, oferecido pela Secretaria de Apoio às Tecnologias em Educação (SATE) da UECE, em parceria com a UAB/CAPES. Atuou como pesquisadora e legendista de vídeos instrucionais e institucionais junto à Equipe de Acessibilidade do Laboratório de Educação à Distância (LE@D) da Dell Computadores, por meio de convênio firmado com a UECE.