A Casa de Saberes Cego Aderaldo promove, em março, a programação “Arte Feminina” em Quixadá

7 de março de 2023 - 11:35

Fotos: Pedro Matheus

Neste mês de março, a programação “Arte Feminina – A mulher está em toda parte, está dentro da gente” fomenta encontro com Mulheres do Sertão Central – artesãs, universitárias, professoras, artistas, fotógrafas, bordadeiras, cantoras e tantas outras expressões artísticas
e culturais.

“Ao deslizar as mãos sobre a terra quente do sertão, descobrimos um mapa feito de mulheres, de saberes que ardem, que traz o vento, o carinho, o afeto, o rumo da vida. Inteiras seguimos, somos o abismo, descobrimos que podemos ser muitas, ser bela, trágica, amada ou odiada, e por isso, com respeito e admiração habitamos um território de nós, complexo, mas que resiste. A mulher está em toda parte, está dentro da gente.” Lorena Patricio, membro do Núcleo Educativo da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Nosso símbolo representa o feminino que é o poder criador, nessa postura que remete à magia de criação. As mãos são usadas para dançar, escrever, pintar, tocar e tantas outras coisas. A sua volta representa o nosso mundo, a lua, uma bola de cristal. Ilustração produzida por Sandy Falcão, Mestre em História e Letras, pesquisadora na linha de pesquisa Gênero, Raça e Identidades, investiga a literatura de autoria feminina, especialmente identidade e representação materna. É mãe da Beatriz (9 anos) e da Fernanda (5 anos).

Rememoramos as mulheres que lutaram, se reinventaram e encorajaram outras mulheres na construção de um mundo com liberdade, justiça, autonomia e equidade. O feminino tem seu papel fundamental na participação político-social e de enfrentamento à desigualdade de gênero e todas as formas de violência. Estas são experiências a serem compartilhadas no dia a dia, na busca de geração de renda, sustentabilidade e conservação da qualidade de vida dessas que nos inspiram em todos os momentos. Que possamos ser como Mariele Franco – Socióloga, Ativista e Política Brasileira, Margarida Alves – Sindicalista e Defensora
dos Direitos Humanos, Dona Lourdinha – Profetiza da Chuva, Dona Genizia – Rezadeira, Mestra Dina – Vaqueira Aboiadora de Canindé, Anna Eugênia – Mãe, Mulher, Quilombola, e tanta outras mulheres de lutas pela sua comunidade, através do direito à moradia, cultura e
qualidade de vida.

O que buscamos nesta programação, é o fruto da memória viva, é retratar o que foi silenciado por muito tempo, fazer reviver tantas histórias, expressões e encontros generosos. Venham participar dessa programação de luta e festa. A ação é uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com Instituto Dragão do Mar, com apoio da Casa da Mulher Cearense de Quixadá, Diretório Acadêmico de Letras da Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (UECE-FECLESC de Quixadá) e da Prefeitura da Municipal de Quixadá através da Secretaria da Cultura de Quixadá/Fundação Cultural.

Programação:

08 DE MARÇO:

Apresentação Artística: Duo Milagreiro com Cia Rastro e Gerlidia Tavares
Exposição de Artesanato da Oficina da Socorro Silveira
Ciranda da Rosas: Mulheres Plurais com a Jade Romero ( Vice-Governadora e
Secretária de Mulheres do Estado do Ceará.
Horário: 14h30 ás 17h30
Local: Casa da Mulher Cearense de Quixadá
Roda: “Aquilombar-se: Insurgências Negras a Partir da Cultura Popular”
Horário: 14h, 16h, 18h, 19h.
– Dança ao sagrado: A Dança de São Gonçalo
– Bordando a vida e resistência no Quilombo Veiga.
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Música com Joyce Custódio (repertório de mulheres)

09 DE MARÇO:

Oficina: Confecção de Bijuterias para Iniciantes com Karla Amaral
Link de Inscrição :

Cines Beija-Flor e Dalet com temática Mulheres
Horário: 19h às 21h
Local: Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do

10 DE MARÇO:
Ensaio fotográfico com mulheres “Alpendre com Mulheres”
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
Oficina: Por trás da cena: artefatos poéticos e técnicos para a construção de um