Biblioteca Pública Estadual abre inscrição para percursos formativos em escritas e mediação de leitura 

14 de outubro de 2022 - 12:40

A formação é gratuita e acontece de forma presencial na Bece de novembro e dezembro 2022

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, abre inscrições para a 2ª turma do “Pomar – Laboratórios de Escritas e Mediação de Leitura”. Serão ofertados 2 (dois) cursos presenciais de formação livre voltados ao desenvolvimento de processos criativos no campo da escrita e na formação de mediadores de leitura.

 

As inscrições para os interessados na formação seguem até o dia 23 de outubro. Tanto o Laboratório de Escritas quanto o de Mediação de Leitura ofertará um curso livre com carga horária de 60 horas/aula. Os dois cursos serão realizados de forma simultânea e presencial, na Bece, no período de 01 de novembro a 13 de dezembro de 2022, das 14h às 18h. O de Mediação de Leitura, às quartas e sextas-feiras, e o de Escritas, às terças e quintas-feira. Serão ofertadas 60 vagas, sendo 30 para o Laboratório de Escritas e 30 para o de Mediação de Leitura.  

 

POMAR – LABORATÓRIO DE ESCRITAS

 

O Laboratório de Escritas propõe um percurso formativo com o objetivo de reativar o prazer de escrever e de fabular, mesclando elementos reais com a ficção, as memórias de infância relativas às primeiras experiências com o gesto de escrever e seus usos, passando pela descoberta e re-invenção das histórias de nossos antepassados e chegando às diversas estratégias para criar, publicar e espalhar uma história. 

 

As aulas acontecem às terças e quintas, das 14h às 18h, de 01 de novembro a 13 de dezembro de 2022. Confira os módulos do Laboratório de Escritas:

 

Módulo 1 – Jogos de escrita: o lúdico como forma de destravar a criatividade

Facilitador: Márcio Moreira

 

Módulo 2 – Invenção e memória: misturando realidade e ficção

Facilitador: Alan Mendonça

 

Módulo 3 – Publique-se! Coloque sua história no mundo

Facilitador: Levi Porto

 

Público-alvo: Poderão se inscrever jovens e adultos, a partir de 18 anos, ensino médio completo; prioritariamente estudantes de instituições de ensino da rede pública e pessoas que atuam com a escrita ou projetos com iniciativas de mediação cultural e formação leitora.

 

POMAR – LABORATÓRIO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA

 

O Laboratório de Mediação de Leitura tem o objetivo de apresentar a mediação de leitura no seu conceito estendido, como afirma Paulo Freire: “a leitura de mundo antecede a leitura das palavras” e propor, por sua vez, situações de aprendizagem teórica e prática, além de ampliar o repertório de participantes que já tragam experiências prévias no campo da mediação de leitura. Neste curso, portanto, daremos destaque ao trabalho de quem media partilhas de histórias, sejam elas publicadas em livros ou clássicos da nossa cultura popular e oral.  

 

As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h, de 04 de novembro a 09 de dezembro de 2022. Confira os módulos do Laboratório de Mediação de Leitura:

 

Módulo 1 – Crianças presentes

Facilitadora: Laiana Souza

 

Módulo 2 – Nossos primeiros narradores

Facilitadora: Patrícia Adjokè 

 

Módulo 3 – Narradores para um mundo que acaba e renasce

Facilitador: Cícera Preta 

 

Público-alvo: Poderão  se inscrever jovens e adultos, a partir de 18 anos, ensino médio completo; preferencialmente pessoas que atuam profissionalmente ou socialmente com mediação e promoção da leitura como professores, bibliotecários, seja em escolas ou projetos sociais de  formação de leitores.

 

Serviço

Biblioteca Pública Estadual abre inscrição para percursos formativos em escritas e mediação de leitura 

Quando: novembro e dezembro de 2022

Link Convocatória e Inscrições: https://bece.cultura.ce.gov.br