Comemorações do Dia do Ceará iniciam em Aquiraz

17 de janeiro de 2013 - 14:56

“Estamos respirando a história do Ceará, em um dos complexos de arquitetura popular mais importantes do Estado”. A observação foi feita pelo secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, na manhã desta quinta-feira, 17, no município de Aquiraz, durante a abertura oficial da programação do Dia do Ceará, que contou com a presença do prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, secretários, vereadores do município e do governador em exercício Domingos Filhos, que enfatizou a importância da data, lembrando que o Ceará hoje tem muitos motivos para comemorar sua autonomia política.

O secretário Francisco Pinheiro destacou os 214 anos de autonomia política do Ceará, resgatando parte da história representada pelo conjunto arquitetônico do município, integrado pela Igreja Matriz, Casa do Capitão-Mor, Hospício Jesuíta e Museu Sacro São José do Ribamar. Após a solenidade, as autoridades visitaram a exposição, organizada pelo artista plástico Carlos Macedo, com trabalhos produzidos em marchetaria pelo artista Sílvio Rabelo com temas sobre o Ceará, no anexo do Museu de Aquiraz. Ao apresentar a exposição, Macedo destacou a originalidade do trabalho que representa “a fé e o trabalho, que são aspectos marcantes da cultura cearense”.

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. De acordo com Domingos Filho, esse é também um dia de refletir sobre as dificuldades que o Estado ainda enfrenta. “Estamos a todo vapor, mas ainda temos muito pela frente”, concluiu. Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Aníbal Gomes; o prefeito de Aquiraz, Guimarães, e secretários e autoridades locais.