Hotel do Norte

4 de janeiro de 2013 - 18:01

Decreto nº 23.829 de 29.08.1995

Hotel do Norte

(Hoje sedes do IAB-CE, da Orquestra Filarmônica do Estado do Ceará e Museu da Indústria)



ENDEREÇO: Cruzamento das ruas Floriano Peixoto e Dr. João Moreira

PROPRIETÁRIO: Coelce


Características do bem tombado e justificativa do tombamento


O edifício onde funcionou o antigo Hotel do norte foi construído no final do século XIX. Com a desativação do hotel, passou a abrigar as instalações da Sociedade União Cearanse e, entre 1895 e 1935, serviu de sede para os Correios e Telégrafos. Posteriormente, foi adquirido pela “The Ceará Tramway Light abd power Co. Ltda.”, companhia inglesa que explorou a energia elétrica e o serviço de bondes da cidade, passando mais tarde a pertencer à Companhia Elétrica do Ceará – COELCE.


Situada em frente ao passei público, na esquina das ruas Floriano Peixoto e Dr. João moreira, a edificação tem planta de forma retangular, com dois pavimentos, ligados por escadaria trabalhada em ferro fundido, importada da Europa.


No interior merecem destaque os amplos salões do pavimento superior, que ainda conservam o piso original, em tábua corrida. Construída no sistema de alvenaria autoportante e com coberta em telha de barro e estrutura de madeira oculta pelas platibandas das fachadas, o prédio possui características da arquitetura eclética cearense.


O edifício sofreu seguidas reformas e alterações, mas suas fachadas ainda mantém as linhas originais. Nelas destacam-se as aberturas, todas com vergas em arco pleno, senda as do piso superior protegidas por balcões de ferro. Na fechada principal, voltada a praça, uma armação em ferro fundido marca as portas centrais.


O coroamento do edifício é feito por cornija e platibanda, onde, na parte central, é interrompida por elementos metálicos. Sobre a platibanda, pináculos de alvenaria trabalhados fazem os arremates. No ano de 1995, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico do estado e atualmente está sendo recuperado, devendo funcionar futuramente como memorial da indústria, sede do IAB- Departamento do estado e da orquestra Filarmônica do estado do ceará.