Secult promove em Quixadá, nos dias 16 e 17, seminário “Memorial Cego Aderaldo – Arte, Educação e Patrimônio”. Inscrições abertas

14 de dezembro de 2016 - 14:30

Em uma programação especial de preparação para a abertura do primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) no Interior do Estado, o município de Quixadá recebe, nos dias 16 e 17 deste mês, o seminário “Memorial Cego Aderaldo – Arte, Educação e Patrimônio”. O evento, que acontecerá no Campus Quixadá do IFCE e na Fundação Cultural de Quixadá, marcará o encerramento de uma semana inteira de ações voltadas à formação, realizadas pela Secult, buscando  promover uma rede regional de pesquisas e intercâmbios entre agentes educativos, culturais e turísticos. Sempre com o objetivo de ampliar o relacionamento afetivo com o patrimônio cultural cearense, destacando os sentidos de cidadania, pertença, identidade cultural e salvaguarda.

As atividades educativas envolvem educadores formais e não formais, estudantes e comunidades, promovendo a acessibilidade e a inclusão social e cultural. As ações vêm acontecendo desde a segunda-feira, 12/12, e seguirão até quinta, 15,  com seis cursos, cada um com 25 vagas, envolvendo um público composto por educadores, estudantes, agentes culturais e comunidades locais.

Já o Seminário “Memorial Cego Aderaldo – Arte, Educação e Patrimônio” será realizado na sexta-feira e no sábado, na Fundação Cultural de Quixadá, com mesa de abertura no IFCE Quixadá, na sexta, às 9h. Buscando promover encontros regionais de intercâmbio e publicização das ações relativas a bens de patrimônio, o seminário foi planejado pela Secult e pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria, em parceria com o Observatório de Educação Patrimonial (OEPE), o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da UFG (MediaLab/UFG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Quixadá, para, através de debates e mesas de trabalho, discutir programas e planejamentos voltados à educação patrimonial.

Entre os objetivos do seminário está a construção coletiva de um projeto de ação e gestão para o Memorial Cego Aderaldo, a ser colocado em prática a partir da abertura do novo equipamento, no começo de 2017. Como princípios de orientação, o Memorial Cego Aderaldo será um espaço voltado à arte, à educação e ao patrimônio cultural.

Construído coletivamente, o Memorial deve dialogar com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições do Sertão Central do Ceará/Sertões de Quixeramobim, buscando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios. O Memorial possibilitará a experimentação do público no processo de produção do conhecimento em arte e cultura, através das múltiplas linguagens, e promoverá a investigação de temáticas presentes na região.

O seminário contará com participantes como os debatedores da mesa de abertura: Alênio Carlos, coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult; Paulo Linhares, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; Aterlane Martins, professor do IFCE Quixadá e integrante do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC); Jair Nogueira, presidente da Fundação Cultural de Quixadá; Lilian Amaral, da Universidade Federal de Goiás – UFG/MediaLab/Rede Internacional de Educação Patrimonial – RIEP. A coordenadora de Ação Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, o coordenador de Conhecimento e Formação, Lenildo Gomes, e a assessora de Governança Digital da Secult, Gecíola Fonseca, também participarão do seminário.

Inscrições abertas

As inscrições para o seminário e as ações formativas são gratuitas e estão abertas através do link: https://goo.gl/forms/8vKrVwEt5qDjzvvu1, também disponível no site da Secult (www.secult.ce.gov.br). Para mais informações, o contato com a Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Secult é através do telefone (85) 3101-6787 ou pelo e-mail copahc@secult.ce.gov.br.

Confira a programação

Dias 14 e 15/ Dezembro/2016

Sala 1: Patrimônio Edificado no Ceará: mestiçagem, barroco e ecletismo.

Prof. João Lucas Vieira Nogueira

Carga Horária: 16h/aulas (Manhã e Tarde – 08:00/12:00 | 14:00 – 18:00)

Local: Fundação de Quixadá


Sala 2: Educação patrimonial, memória e museus: compartilhando experiências educativas e metodologias colaborativas de patrimonialização em comunidades indígenas.

Prof. João Paulo Vieira Neto

Carga Horária: 16h/aulas (Manhã e Tarde – 08:00/12:00 | 14:00 – 18:00)

Local: Fundação de Quixadá


Sala 3: Arte, Educação e Patrimônio Imaterial: O Encantado Mundo da Cultura Popular no Ceará

Prof. Henrique Dídimo

Carga Horária: 16h/aulas (Manhã e Tarde – 08:00/12:00 | 14:00 – 18:00)

Local: Fundação de Quixadá


16  a 17/ Dezembro/2016 – SEMINÁRIO “Memorial Cego Aderaldo: Patrimônio, Arte e Educação – construção coletiva de um projeto de ação e gestão”.

SEMINÁRIO

Memorial Cego Aderaldo: Patrimônio, Arte e Educação – construção coletiva de um projeto de ação e gestão

Centro Regional de Patrimônio e Artes Cego Aderaldo

16 e 17 de dezembro de 2016, Quixadá – Ceará

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Local: IFCE Campus Quixadá

9h Mesa de Abertura “Pensar o Memorial Cego Aderaldo: proposições e diálogos, do local ao internacional.”

Participantes:

Alênio Carlos Noronha Alencar – Coordenador de Patrimônio Histórico Cultural – SECULT CE

Paulo Linhares – Presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará

Aterlane Martins – IFCE campus Quixadá/Conselheiro CEPC

Jair Nogueira – Presidente da Fundação Cultural de Quixadá

Lilian Amaral – UFG / Media Lab / Rede Internacional de Educação Patrimonial – RIEP

12h às 14h  Almoço


14h Abertura com a projeção do Curta “Sítio Veiga” – curta metragem/Escola de Cinema do Sertão

14h15 Mesa Redonda

“Coletivos e Redes – experiências do Ceará”

(REM CE – Rede de Educadores em Museus do Ceará/RNP Cultura Junina – Aterlane Martins /Aparecidos Políticos – Sara nina)

Apresentação do Observatório de Educação Patrimonial e da Formação da Rede Internacional de Educação Patrimonial em contexto Ibero americano; Estudo e discussão acerca de materiais e métodos para realização de Inventário Participativo.

Lilian Amaral – UFG / Media Lab / Rede Internacional de Educação Patrimonial – RIEP

Mediação: Lenildo Gomes – Coordenador de Conhecimento e Formação – SECULT


18h Encerramento – Tarde


Sábado, 17 de dezembro de 2016

IFCE Campus Quixadá

MANHÃ

08:30h-10:45h Oficina

Desenvolvimento de Projetos – Oficina e orientação para desenvolvimento de projetos com base nas discussões dos Grupos de Pesquisa; Patrimônio itinerante – Concepção de projetos locais em diálogo e circulação regional; Circuito Patrimônio: Mapas impressos e mapas digitais. Distribuição Cultural, turística e educacional; Festival do Patrimônio: Mostras de Cinema e Vídeo Itinerantes. Feiras do Patrimônio – Encontros e mostras em circulação entre cidades da região.

Lilian Amaral – UFG / Media Lab / Rede Internacional de Educação Patrimonial – RIEP

10:45h Intervalo

11:00h Coordenação de Patrimônio Histórico Cultural

Debate da Minuta do Edital de Patrimônio Cultural – 2017

Contribuições para formulação da minuta do edital de Patrimônio Cultural da Secult.

Responsável: Alênio Carlos – Coordenador da COPAHC/Secult



12:30h Encerramento

12h – 14h Almoço



TARDE

14:00h Abertura com a projeção do Curta “Izidoro” – curta metragem/Escola de Cinema do Sertão

14:15 Mesa redonda: Dinâmicas de mapeamento; Painel Caleidoscópio. Mapeamento, Cartografias, Legados: a Função e o uso cultural e público do Memorial Cego Aderaldo. Apresentação e Estudos de Casos. Mapa da Cultura do Estado do Ceará.

Lilian Amaral – UFG / Media Lab / Rede Internacional de Educação Patrimonial – RIEP

Gecíola Fonseca – Governança Digital – SECULT



16:00h Intervalo

16:15h Plenária – Construção do Documento Final do Seminário

Artes Visuais – Literatura – Cultura Popular/Patrimônio Cultural – Audiovisual – Música – Dança – Teatro

18:30h Encerramento Geral