Secult Ceará recebe visita da Ministra da Cultura Margareth Menezes, nesta quinta e sexta-feira

25 de janeiro de 2023 - 14:59 # #

Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante dois dias (26 e 27), a ministra cumpre agenda com o governador Elmano de Freitas, também visita os equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) e participa do seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira”. Margareth Menezes estará presente também na cerimônia de transmissão de cargo da secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, na Estação das Artes, às 17h da quinta-feira (26).

Promover um diálogo sobre a retomada do Ministério da Cultura como estratégia principal para as políticas públicas de cultura no Brasil. Esse é o objetivo do seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira”, a ser realizado nesta sexta-feira (27), no Cineteatro São Luiz – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e transmissão ao vivo pelo Youtube da Secult Ceará. A programação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia do público.

Além da participação no evento, a ministra Margareth terá um encontro com o governador Elmano de Freitas e visitará alguns equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece). A ministra participa, ainda, da cerimônia de transmissão de cargo da secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, na Estação das Artes, às 17h da quinta-feira (26).

Estação das Artes. Foto: Nicolás Leiva

Mais sobre o Seminário

Estão confirmadas também para o seminário as presenças da secretária Luisa Cela, além da presidenta da Funarte, Maria Marighella, e o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba. O seminário será composto por duas mesas. A primeira, realizada pela manhã, vai reunir a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, e a secretária Luisa Cela. Com o tema “A Cultura na reconstrução do Brasil”, a mesa será o momento para pensar o papel e o lugar da cultura na reconstrução do Brasil. A Ministra também visita a Escola de Gastronomia Social.

No período da tarde, a segunda mesa, “Ministério da Cultura e os desafios das políticas culturais”, pretende abordar aspectos da redemocratização da cultura, como restauração e renovação de programas e atividades culturais apoiadas pelo poder público, além da conexão da cultura com a agenda política e institucional de outras pastas do Governo Federal. Para esse momento, estarão reunidos à mesa a secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba e a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

O Seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira” é uma iniciativa dos Laboratórios Culturais, programa formativo que tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Cineteatro São Luiz, com realização da Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR, produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

Serviço:

DIA 26/01 (quinta-feira)

Local: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)

14h30 – Visita da Ministra ao Complexo Cultural Estação das Artes (programação reservada à imprensa e convidados)

16h – Abertura dos portões da Estação das Artes para a entrada do público

17h – Cerimônia de Transmissão de cargo da secretária de Cultura do Estado do Ceará, na Estação das Artes.

DIA 27/01 (sexta-feira)

Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro)

8h30 – Seminário: O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira

Mesa de abertura: A cultura na reconstrução do Brasil