Projeto Procura-se Marly realiza abertura de processo nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro

1 de dezembro de 2022 - 11:08

Atividade, gratuita e aberta ao publico, ocorre no dia 9 de dezembro, às 19h, em Redenção.

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a abertura de processo “TODA BUSCA TRAÇA UM MAPA: RASTROS DE APAVORAÇÃO EM PROCURA-SE MARLY”. O evento, que faz parte das Rotas de Criação do projeto Procura-se Marly, integrante da 10ª edição do Laboratório de Teatro, é gratuito e aberto ao público. Ocorre na sexta-feira, 09 de dezembro, às 19h, no Auditório do Campus da Liberdade – UNILAB (Redenção).

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. Neste evento, o Procura-se Marly abre o seu processo criativo por meio de uma mostra de vídeos filmados por vyna garcy durante as Apavorações ocorridas nos municípios de Guaramiranga, Fortaleza e Redenção entre os meses de setembro e novembro de 2022.

“Apavoração” é uma saga em que corpos-carta em estado de festa e daravy buscam por respostas pelas ruas e encruzilhadas, clamando sempre por um mesmo nome: Marly. A metodologia para cada Apavoração consiste no traçado de um mapa do trajeto onde será desenvolvida a ação itinerante em grupo. Nesse caminho, são distribuídas cartas escritas à punho para revitalizar a afetação que o encontro com a carta de Marly, escrita em 1957 e achada na rua, provoca até os dias de hoje.

O projeto “Procura-se Marly” é feito pelos/as artistas Rosana Braga Reis, Wilame Jr (Jovem Ésu), vyna garcy, Anderson Marques, Kalea Dara, Borboleta Raielly, Rodrigo Paulino, Cisco Moura e Angel Black. Integrante do Laboratório de Teatro 2022, o grupo tem tutoria de Tieta Macau.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO PROCURA-SE MARLY
PROCURA-SE MARLY é disparada por uma carta de amor escrita em 1957 e achada em uma rua de Fortaleza. A proposta é criar dramaturgias para corpos-carta afetados pela saudade e pelo desejo do encontro, encruzilhando teatro, audiovisual e aparições. A pesquisa será realizada em dois eixos: “Fortaleza” (pesquisa documental e cartográfica) e “Unilab”, nos municípios de Redenção e Acarape (arqueologia dos corpos e fantasmagorias nas festas de uma universidade que evoca afetos além-mar).

SOBRE TIETA MACAU
Artista transdisciplinar, filhe da serpente, criadore de macumbarias cênicas e outras espirais. Tieta Macau é interessada em processos de criação, produção cênica afroreferenciada, poéticas populares e afrodiaspórica, historiografia da arte, escrita em dança entre outras encruzas. Ume das criadores do Coletivo DiBando, atua em colaboração com vários artistas e grupos entre o Maranhão , Ceará e Bahia como Grupo Afrôs, Brecha Coletiva, LABORARTE, Viramundo entre outros. Foi aprovade na edição 2020/2021 dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes (CE) com o projeto Lança de Cabocla. Com o projeto Assombros e Trincheiras teve aprovação na categoria criação do Panorama Raft, em coprodução com o Festival Panorama(RJ). Ume das artistas convidada a colaborar na Plataforma EhCHo edição 2021, plataforma de fomento e difusão internacional idealizada por Denise Ferreira da Silva e outros artistas e pesquisadores. Premiade melhor atriz em curta metragem no 49° Festival de Cinema de Gramado e em longa como melhor atriz coadjuvante no 43° Guarnicê de Cinema. Atualmente está participando do programa de bolsas de pesquisa e criação do PACT ZOLVERREIN (ALE). É licenciada em Teatro pela UFMA (MA), cursa o bacharelado em Dança e o mestrado em História Social na UFC (CE).

SERVIÇO
O quê: Apresentação “TODA BUSCA TRAÇA UM MAPA: RASTROS DE APAVORAÇÃO EM PROCURA-SE MARLY”

Quando: 09 de dezembro, sexta-feira, às 19h

Onde: Auditório do Campus da Liberdade – UNILAB (Av. da Abolição, 3 – Centro, Redenção – CE)

Gratuito e aberto ao público