Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Ceará tem sete entre 30 experiências premiadas

4 de abril de 2014 - 17:38

O Projeto Aprendendo com Arte (foto), desenvolvido pela Fundação Social Raimundo Fagner e apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado, é uma das sete ações desenvolvidas no Ceará que estão entre 30 projetos e iniciativas que contribuem para um mundo melhor, de acordo com um júri de 16 especialistas brasileiros que escolheu os vencedores da quinta edição do Prêmio ODM Brasil. O prêmio foi criado há dez anos com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os objetivos são oito metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações: acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Os projetos cearenses selecionados desenvolvem ações nas áreas de educação, segurança alimentar, agroecologia, sustentabilidade ambiental e empreendedorismo rural.

A Fundação Social Raimundo Fagner atua desde 2000, coincidentemente, o ano em que a ONU estabeleceu as metas do milênio. Com um trabalho voltado para a infância e adolescência nos municípios de Orós e Fortaleza, a Fundação oferece oportunidade de educação, elegendo a arte como elemento central. Em diversas atividades, meninos e meninas entram em contato com o maravilhoso mundo da música, do teatro, da literatura, das artes plásticas. “Uma proposta  que vê na arte um forte aliado na socialização das crianças e dos adolescentes. A arte como elemento indutor da cidadania, da criação e construção de novos sentidos para a existência humana”, aponta o presidente da Fundação, o cantor e compositor Raimundo Fagner.

As outras iniciativas cearenses na lista de vencedores são o Programa Jovem Empreendedor Rural, realizado em Pentecoste pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local, o Projeto No Clima da Caatinga, executado pela Associação Caatinga na Reserva Natural Serra das Almas, em Crateús, a Rede de Agricultores(as) Agroecológicos(as) do Território da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), o Projeto Educação Integrada, do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes, em Fortaleza, e o Projeto Transformando Vidas através da Educação Integral, do Instituto de Educação Portal, em Pacajus, na região metropolitana.

Das experiências cearenses selecionadas, a única que não é desenvolvida por organizações sociais também está na área metropolitana. O projeto Rede de Segurança Alimentar e Nutricional: a Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, implementado pela Prefeitura de Maracanaú, é um dos sete premiados entre iniciativas do poder público municipal de todo o país. Os outros são das prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Governador Valadares (MG), Novo Hamburgo (RS), Rio Branco (AC), Vitória da Conquista (BA) e Rio Branco (AC).

A quinta edição do Prêmio ODM Brasil recebeu 1.090 inscrições, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, os 65 projetos pré-selecionados receberam a visita de um comitê formado por representantes da coordenação técnica: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

De acordo com o Governo Federal, a avaliação dos projetos inscritos foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados. Das 65 iniciativas pré-selecionadas, cinco são da região Centro-Oeste, 19 do Nordeste, nove do Norte, 21 do Sudeste e 11 do Sul.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699.6524 Dalwton Moura
(85) 8878.8805 Raimundo Madeira
(85) 9608.5822
Sonara Capaverde
(85) 3101.6761

imprensa@secult.ce.gov.br