31° Cine Ceará e Cagece abrem inscrições para o Prêmio Água e Resistência

14 de outubro de 2021 - 13:59 # #

Ascom Cine Ceará

100%
Podem concorrer realizadores do Ceará com curtas-metragens captados em celular. O festival acontecerá de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021

Com o objetivo despertar as formas de contato que as pessoas têm com a água e a capacidade de cuidar, o 31º Cine Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece realizam o Prêmio Água e Resistência, totalmente voltado para a realização de filmes captados em aparelho celular e dispositivos móveis. As inscrições estão abertas de 15 de outubro a 11 de novembro de 2021.

O Prêmio Água e Resistência utiliza o potencial da tecnologia acessível de celulares para a produção de curtas-metragens e estímulo da criatividade. Podem participar realizadores cearenses ou residentes no Ceará há mais de dois anos, com filmes de curta-metragem que abordem o tema “Água e Resistência”, onde se pode reforçar a importância do recurso natural e das lutas contra escassez, poluição, mudanças climáticas, consumo exagerado, entre outros fatores que podem impactar na disponibilidade do recurso.

Podem ser inscritos curtas de ficção, animação, documentário ou outros gêneros, com classificação livre e duração de 1 a 3 minutos. A captação deve ser feita em aparelho celular, mas a edição e a finalização podem ser realizadas na plataforma de preferência do participante. Os curtas devem ser inéditos até a data de exibição no 31º Cine Ceará. O regulamento está disponível no site www.cineceara.com.

Os filmes inscritos serão avaliados por uma curadoria composta por membros da organização do Cine Ceará e um representante da Cagece. Cinco trabalhos serão selecionados para exibição no festival e vão concorrer ao prêmio no valor de R$ 3 mil. A escolha do vencedor ficará a cargo do júri Olhar Universitário, formado por estudantes de cursos de cinema de Fortaleza.

Quando e Onde
O 31º Cine Ceará acontecerá de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021, de forma presencial em Fortaleza, em TV por assinatura e online. Os filmes do Prêmio Água e Resistência serão exibidos no canal do festival no YouTube e no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). No São Luiz também serão exibidos os seis filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, as 12 produções da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, os três longas da Mostra Olhar do Ceará e, de forma hors concours na noite de encerramento do festival, o longa “O Marinheiro das Montanhas”, novo filme de Karim Aïnouz, que teve estreia no Festival de Cannes. A Competitiva Ibero-americana também estará no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, e os 17 curtas da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos no Cinema do Dragão e também no canal do Cine Ceará no YouTube.

Para a programação presencial o festival seguirá os protocolos sanitários vigentes do setor de audiovisual/cinema, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto. Margarita Hernandez é a diretora de programação do evento e o cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo do festival desde 1993.

Canal Brasil
Com cerca de 80% de sua grade dedicada ao cinema brasileiro, o Canal Brasil está presente nos principais festivais de cinema do país e do mundo. Essa presença se faz tanto com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, quanto com a cobertura jornalística ou como coprodutor – o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 365 longas-metragens coproduzidos nos últimos 10 anos.

O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê e Cagece.

SERVIÇO
31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021 em formato presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo e canal Cine Ceará no YouTube. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.