Com apoio da Secult, Programa Escolas Criativas lança concurso de produção de metodologias de ensino

21 de agosto de 2020 - 14:46 # #

A iniciativa seleciona e premia 30 experiências pedagógicas no formato da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

De 17 de agosto a 24 de setembro, o programa Escolas Criativas recebe propostas de  autorais de metodologias para o trabalho com temáticas de sustentabilidade e ecoeficiência, tendo como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao todo, 30 propostas serão selecionadas e premiadas no valor de 500 reais. A iniciativa tem apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Podem participar educadores da Rede Municipal de Educação que atuam no Ensino Fundamental entre o 5° e o 9° anos, em todas as cidades do estado do Ceará e nas cidades atendidas pela Enel Rio de Janeiro. Clique aqui e veja a lista de cidades atendidas pela Enel Rio de Janeiro.

Escolas Criativas é uma realização de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Quitanda Soluções Criativas. O programa possui apoio institucional da Secretaria de Cultura do Ceará, via lei de incentivo à cultura, agradece à Enel Brasil e possui patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica, através do seu programa de Eficiência Energética. Correalização: Prefeitura Municipal de Niterói; Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e  Instituto BR Arte. Produção executiva: Cinco Elementos Produções.

Como forma de garantir a aplicabilidade em diversos cenários, inclusive de forma virtual, o concurso é dividido em duas categorias: Categoria 1 – experiências criativas a serem implementadas de forma remota e Categoria 2 – experiências criativas a serem implementadas de forma presencial. Para entender os critérios de seleção de cada categoria, clique aqui e acesse o edital.

Também com inscrições abertas, o programa promove concurso de redação ““Nossa Casa: Um Mundo Nosso”. A iniciativa é um estímulo para a produção textual e autoral dos estudantes. Tendo como tema da redação uma reflexão sobre a experiência individual vivida em casa durante a pandemia do novo coronavírus, o concurso promove a escrita criativa e propõe como foco principal as observações dos estudantes sobre detalhes dos ambientes da casa e das pessoas que ali vivem, bem como evidencia a visão que se tem da rua, da cidade e do mundo, olhando de dentro de casa. Confira o edital.

Concurso Concurso Produção de Conhecimento: Experiências Criativas
Divulgação do edital: 17 de agosto.
Quando: Inscrições de 17 de agosto a 21 de setembro.
Inscrição:  https://www.escolascriativas.com/edital