Duas criações do Ballet de Londrina para as obras de Stravinsky estreiam no Theatro José de Alencar no início de abril

21 de março de 2013 - 13:48

O Theatro José de Alencar apresenta, nos dias 03 e 04 de abril, um dos grupos brasileiros de maior circulação nacional e internacional, a companhia de dança contemporânea Ballet de Londrina, criada em 1993 pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart). Serão dois espetáculos, “Petrouchka” e “A Sagração da Primavera”,obras de Igor Stravinsky.

Petrouchka

A Companhia Ballet de Londrina leva às últimas consequências em Petrouchka, concepção original do russo Igor Stravinsky (1882-1971) e coreografia de Michel Fokine (1880-1942), a enganosa teia da paixão não correspondida, alimentada pelo amor a si próprio.

O diretor da companhia londrinense, o coreógrafo Leonardo Ramos estendeu em sua interpretação da peça clássica para o contemporâneo, o trabalho que vem realizando desde Prazeres, consolidado na coreografiaA Sagração da Primavera, obra também de Stravinsky.

O balé de dois atos foi concentrado nos três principais personagens, o Mouro, a Bailarina e Petrouchka, que em russo significa pierrô. O trio percorre a trajetória humana vulnerável ao amor, a vaidade, o ciúme.

A Sagração da Primavera

EmA Sagração da Primavera, espetáculo da Companhia Ballet de Londrina, direção do coreógrafo Leonardo Ramos, o imortal enredo arrebatado pela música do compositor Igor Stravinsky (1882-1971), apresenta esse e outros desígnios da condição humana. Uma releitura contemporânea de uma obra que inaugurou a vanguarda europeia.

Baseada em uma antiga lenda russa, a peça narra a imolação de uma virgem oferecida aos deuses da Primavera em troca da fertilidade da terra. O Ballet de Londrina apresenta uma versão não orquestral da música de Stravinsky, executada por quatro pianos, que assumem o papel de todos os instrumentos.

Programa:

Primeira parte: “Petrouchka”(20 minutos de duração)

Música:Igor Stravinsky

Execução: Yuja Wang / Amsterdam Piano Quartet

Criação e direção: Leonardo Ramos

Figurino:João Damiano

Elenco:

Petrouchka: Bruno Calisto

Bailarina: Alessandra Menegazzo

Mouro: Vitor Rodrigues e demais integrantes do elenco.

-Intervalo de 15 minutos –

Segunda parte: “A Sagração da Primavera” (45 minutos de duração)

Criação e direção: Leonardo Ramos

Música:Igor Stravinsky

Execução:Amsterdam Piano Quartet

Fotos:Isabela Figueiredo

Figurino:Ana Carolina Ribeiro

Iluminação/Cenografia:Felipe Chepkassoff

Ficha técnica:

Direção Geral/coreógrafo: Leonardo Ramos

Direção de produção: Danieli Pereira

Direção Técnica: Roberto Rosa

Ensaiador: Marciano Boletti

Designer gráfico: João Damiano

Designer web: Claudio de Souza

Elenco:Alessandra Menegazzo,Alexandro Micale,Claudio de Souza,Bruno Calisto,Giovanna Tavares,José Maria, José Ivo, Kamila Oliveira, Marciano Boletti, Nayara Stanganelli, Thiago Spengler, Viviane Terrenta, Vitor Rodrigues.

Serviço:
Espetáculos “Petrouchka” e “A Sagração da Primavera”
Local: Theatro José de Alencar
Data: 3 e 4 de abril
Horário: 19h30

Ingresso: R$ 20,00 e 10,00.
Mais informações: