Festival PONTO.CE oferece programação gratuita

7 de março de 2013 - 14:32

Com recursos da Lei do Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, inicia nesta quinta-feira, 7, o maior festival independente de artes integradas do Ceará, o Ponto.CE, que tem como objetivo manter a conexão e a sinergia da cultura por meio da música, da dança e do audiovisual. A 7ª edição do festival acontecerá entre os dias 7 a 10 de março de 2013 nos arredores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para ter acesso às programações de forma gratuita, é preciso levar 1kg de alimento não perecível e trocar pelo ingresso nos pontos determinados.

As apresentações de música ocorrerão na Praça Verde do Dragão do Mar, enquanto os espetáculos de dança acontecerão no SESC Iracema e as atividades audiovisuais no auditório do Dragão do Mar. Paralelamente a essa programação, haverá também uma exposição de fotografias de outras edições do festival, que acontecerá no saguão do SESC Iracema.

HISTÓRICO essa programação, haverá também uma exposição de fotografias de outras edições do festival, que acontecerá no saguão do SESC Iracema.

O Ponto.CE se consolidou no calendário nacional de festivais independentes com o objetivo de promover a interação entre artistas cearenses e de outros estados e países. Ao longo de seis anos de festival, mais de 600 músicos e oito companhias de dança cearenses infanto-juvenil se apresentaram e 14 curtas e documentários foram exibidos.

O sucesso do festival pode ser confirmado pelas aprovações consecutivas em editais federais, pelo reconhecimento das secretarias de cultura do estado e do município e pelas parcerias firmadas com os principais centros culturais da cidade e com a Bienal Internacional de Dança do Ceará. O crescimento constante do público, a adesão de novas empresas ao evento e a associação do festival à Rede Brasil de Festivais Independentes também comprovam a relevância do projeto no cenário cultural do estado.

PROGRAMAÇÃO DA SÉTIMA EDIÇÃO DO PONTO.CE

DANÇA (local: SESC Iracema)

Dia 7 de março (quinta-feira)

· 20h: Interlúdio – Companhia J. Garcia Dança Contemporânea (SP)

· 20h40: Nihil Obstat – Companhia J. Garcia Dança Contemporânea (SP)

Dia 8 de março (sexta-feira)

· 20h: Duas ou três coisas que sei dele – Núcleo Cinematográfico de Dança (SP)

· 21h: Interlúdio – Companhia J. Garcia Dança Contemporânea (SP)

· 21h40: Nihil Obstat – Companhia J. Garcia Dança Contemporânea (SP)

Dia 9 de março (sábado)

· 20h: L’après midi d’un fauller – Companhia Dita (CE)

· 21h: Darkland – Companhia Vitrola Quântica (SP)

AUDIOVISUAL (local: auditório do Dragão do Mar)

Dia 8 de março (sexta-feira): CINEMA E ARTES VISUAIS

· 15h: Debate “O cinema expandido e a junção das linguagens”. Convidados: Yuri Firmeza e Cesar Baio.

· 18h: Coffee break

· 18h30: Apresentação especial do longa-metragem mineiro “Semana Santa”. Convidados: Samuel Marotta e Leonardo Amaral.

Dia 9 de março (sábado): CARTA BRANCA À MOSTRA PERCURSOS

· 15h: Apresentações dos filmes e debate sobre a mostra. Convidados: Camila Vieira e alguns dos realizadores dos filmes apresentados na Mostra.

· 18h: Coffee break

· 18h30: Mostra Especial “Percussos/Retrospectiva”

Dia 10 de março (domingo): MOSTRA ESPECIAL DELLANI LIMA

· 14h: Apresentação da Mostra com presença do homenageado Dellani Lima.

· 15h: Exibição dos filmes “O céu está azul com nuvens vermelhas” (2006) e “Sociedade dos amigos do crime” (2009)

· 17h30: Coffee break

· 18h: Exibição do filme “Vertigem Branca” (2012-13)

· 18h: Veiculação de vídeos experimentais e curtas-metragens da Mostra Especial Dellani Lima na Praça Verde.

MÚSICA (local: Praça Verde do Dragão do Mar)

Dia 8 de março (sexta-feira)

19h: Artigo 19 (CE)
19h50: It Girl (CE)