Emenda Parlamentar destinará R$300mil para fomentar e incentivar as Quadrilhas Juninas Escolares em todo o Ceará, durante os Festejos do Edital Ceará Junino

5 de fevereiro de 2020 - 12:55 # # #

Emenda Parlamentar destinará R$300mil reais para fomentar e incentivar as Quadrilhas Juninas Escolares em todo o Ceará, durante os Festejos do Edital Ceará Junino, ação que integra as Políticas de Patrimônio Cultural da Secult para o fomento de bens, produtos e serviços ​vinculados às manifestações populares do ciclo junino nas várias regiões do Estado do Ceará.

A notícia sobre a Emenda Parlamentar foi trazida na terca-feira (4/2) pelo Deputado Federal Idilvan Alencar, durante reunião com os secretários da Cultura Fabiano Piúba e Luisa Cela, realizada na Secult.

*Ceará Junino*

O Edital Ceará Junino ​ é realizado, anualmente, pela Secretaria, com o objetivo de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura junina cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos​; e fortalecer as manifestações do ci​clo junino no circuito ​cultural e turístico do Ceará.

Em 2019, a Secretaria de Cultura do Estado destinou R$ 3.150,000,00 (três milhões, cento e cinquenta mil reais) para este Edital, nas Categorias: I – Quadrilhas Juninas Adultas; II – Quadrilhas Juninas Infantis; III – Quadrilhas Juninas da Diversidade; IV – Festival Regional de Quadrilhas Juninas; V – Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Investir na cultura do Estado é fortalecer e preservar nossas manifestações regionais e identidade cultural.