Rotas de Criação: projeto ‘Entroncar a Jurema’, do Laboratório de Teatro, realiza vivência na Porto Iracema das Artes

8 de dezembro de 2023 - 10:45

Apresentação é gratuita e ocorre no próximo dia 15 de dezembro, sexta-feira

Trazendo à tona inúmeras narrativas invisibilizadas, o projeto ‘Entroncar a Jurema’, integrante do Laboratório de Teatro, realiza, durante programação das Rotas de Criação da Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, vivência na sede da Escola. Os momentos ocorrem no próximo dia 15 de dezembro (sexta-feira), às 19h na Sala de Dança da Porto. Yuapenu Juká, Yakekan Potyguara e Jardel Anacé são os artistas participantes do projeto e Juão Nyn é o tutor.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

“Se o teatro foi, historicamente, utilizado no projeto colonial contra os povos originários, um teatro contemporâneo feito pelos parentes daqueles, será necessariamente um projeto contra-colonial. Salve os povos Juká, Anacé e Potyguara pela empreitada!”, pontua Levy Mota, coordenador do Laboratório de Teatro da Porto Iracema.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre o projeto ‘Entroncar a Jurema’

Como adiar o fim do mundo? A jurema aparece para contar as narrativas que foram ameaçadas ao longo dos anos, ela representa tudo aquilo que é vivo e resistente nas terras de Pindorama (Brasil). Os processos são contínuos e vão acontecer a partir da cosmovisão de três povos: Potyguara, Juká e Anacé, traçando um caminho eterno que só a Jurema pode unir.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Rotas de Criação: projeto ‘Entroncar a Jurema’, do Laboratório de Teatro, realiza vivências na Porto Iracema das Artes

Quando: 15 de dezembro, sexta-feira, às 19h

Onde: Sala de Dança da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Fortaleza, Ceará)

Gratuito e aberto ao público