Conferências Estadual e Nacional da Cultura foram destaque na 16ª reunião do CEPC

26 de julho de 2023 - 15:24 #

CEPC

O Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará (CEPC) promoveu, nesta quarta-feira (26), a 16ª reunião ordinária, realizada online e transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). A reunião contou com a participação de representantes dos 22 assentos do Conselho, da presidenta do CEPC e secretária da Cultura, Luisa Cela, da representante do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Ceará, Andrea Vasconcelos, e de diversas coordenações da Secult Ceará.  

A reunião teve como pautas: a aprovação da ata da 15ª reunião ordinária do CEPC; a apresentação da portaria da Conferência Estadual de Cultura, pela Secult Ceará; a apresentação, seguida de debate, Artistas Longevos – Uma Política Pública; e a  aprovação da Comissão Estadual de Incentivo à Cultura (CEIC), que avaliará os projetos submetidos no XV Edital Mecenas do Ceará

Entre os Informes, foi apresentada a nova vice-presidenta do CEPC, Marilena Lima, e foi debatida a Conferência Nacional de Cultura. A eleição para a nova vice-presidenta ocorreu no momento da eleição dos conselheiros da atual gestão do CEPC. Na ocasião, a conselheira Marilena Lima entrou como suplente de Andrea Vasconcelos, e assume neste momento, após a saída de Andrea. 

A representante do escritório estadual do MinC no Ceará, Andrea Vasconcelos, abriu a reunião, apresentando as informações da 4ª Conferência Nacional da Cultura,  que ocorrerá de 4 a 8 de dezembro, e as etapas que antecedem a Conferência. Na sequência, o coordenador de Articulação Regional e Participação da Secult Ceará, Fábio Santiago, fez a leitura da Portaria da Secult para a Conferência Estadual de Cultura, e a secretária da Cultura, Luisa Cela, trouxe informes sobre a publicação, composição das comissões e a realização das Conferências em níveis municipal, intermunicipal e estadual. 

O debate sobre “Artistas Longevos — Uma Política Pública” foi apresentado pelo conselheiro Luiz Carlos Sabadia, e pelas atrizes Mazé Figueiredo e  Berenice Lins. Na ocasião, foi pontuada a necessidade de pensar projetos e pautas nos diferentes palcos dos equipamentos para os artistas mais idosos e para os Mestres da Tradição, além de um maior reconhecimento dos que são ligados à Cultura Contemporânea. “Você pode envelhecer à medida que vive e pode viver à medida que envelhece”, destacou Mazé Figueiredo. 

A aprovação da Comissão Estadual de Incentivo à Cultura (CEIC), que avaliará os projetos submetidos no XV Edital Mecenas do Ceará, foi apresentada pela coordenadora de Economia Criativa e Fomento Cultural da Secult, Raquel Honório. 

Outros pontos abordados durante a reunião foram a retomada do Fórum Estadual de Museus, pela conselheira Marta Lima, e a rearticulação do Sistema Estadual de Museus, para o fortalecimento das políticas voltadas para os museus. A secretária Luisa Cela informou ainda sobre a realização do Encontro do Fórum Nacional dos Museus, que ocorrerá em 2024, no Ceará. 

O conselheiro Ernesto Martins solicitou informações sobre a entrega e a agenda da Comenda Patativa do Assaré. Sobre o tema, a presidenta do Conselho, Luisa Cela, ressaltou que a Comenda é uma lei estadual e que, devido à pandemia, não foi possível realizar a entrega da última comenda aprovada, havendo a possibilidade de entrega durante o Encontro Mestres do Mundo neste ano, bem como a apresentação de uma agenda para a realização das próximas edições da Comenda Patativa do Assaré no Ceará.