Para impulsionar o audiovisual, Ceará Audiovisual Independente (CEAVI) foi lançado nesta quarta (7)

7 de junho de 2023 - 22:17 #

Fotos: Salvino Lobo.

Realizadores audiovisuais estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, 7/6, para o lançamento da associação Ceará Audiovisual Independente (CEAVI), que aconteceu no auditório do Sebrae Ceará. A iniciativa tem como missão estimular o desenvolvimento da indústria audiovisual no Ceará, agregando mais de 40 empresas produtoras do setor, abrangendo desde formação, produção e comercialização audiovisual.

Na ocasião, o cineasta cearense Rosemberg Cariry foi homenageado, recebendo uma estatueta das mãos da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, que ressaltou a importância da criação da CEAVI. “A força das associações é importante para grandes conquistas. Não existe na política brasileira, na política pública, um processo sem articulação dos setores. A experiência da associação política e de pessoas reunidas na defesa de investimentos é fundamental. O recurso sempre é pouco, sempre existe muita coisa a se fazer e existem muitos interesses se movimentando em torno de uma prioridade. A própria Ancine foi construída assim e o próprio audiovisual dentro do campo da cultura é a linguagem que consegue ter mais força política”, pontuou a secretária.

O diretor-presidente da CEAVI, Roger Pires, destacou a necessidade das produtoras de se reunirem.  “Mais recentemente tivemos a necessidade de organização. Os últimos seis anos foram bem difíceis. A gente chegou a pensar de onde ia nosso setor. A CEAVI nasce nesse contexto. Ela não nasce hoje, nasceu há um ano atrás. E não é fácil essa articulação. Hoje é muito legal falar que temos 40 empresas associadas inclusive do interior e estamos no desafio de se articular e pensar junto e pensar o que podemos fazer juntos. Estamos participando junto à Secult Ceará de reuniões e pretendemos ativar o setor privado. A CEAVI traz uma força em como fazer isso”, comentou.

Já o diretor executivo da associação, Paulo Amoreira, falou sobre a necessidade de se construir uma política permanente para o setor. “A gente vive muitas ondas no audiovisual. Temos políticas públicas que geram momentos incríveis mas que desaparecem. São muitos importantes movimentos como esse porque, quando as pessoas se juntam, as coisas acontecem. Temos juntos profissionais que já têm uma trajetória e também gente que está entrando no mercado. Para criar um mercado sustentável precisamos de muitas iniciativas para além das nossas de agora”, afirmou.

A articuladora de eventos do Sebrae Ceará, Alice Mesquita, também deu as boas-vindas aos presentes, destacando a representatividade do setor no Estado. O audiovisual é um setor que representa uma cadeia produtiva muito grande. Nós percebemos, através de pesquisa, a pujança que é o setor. Nós não tínhamos uma entidade que pudesse representar o setor. Havia a Câmara Setorial, mas precisávamos fazer parcerias e na hora que veio a iniciativa do CEAVI,  veio a nós uma importante parceria. Desejamos que esses pequenos negócios do audiovisual possam crescer e contribuir com a economia do Estado”, frisou.