Com o tema “A Violência Contra Mulheres e Inclusão Social”, o Arquivo Público do Ceará realiza o II Círculo de Palestras de 6 a 10 de março

27 de fevereiro de 2023 - 14:48 #

Arquivo Público do Ceará. Foto: Felipe Abud.

Destinado principalmente a professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas, coletivos de mulheres, estudantes de ensino médio e superior, servidores públicos, o evento é gratuito e conta com inscrições online pelo site https://www.even3.com.br/cipapec2023/. (Foto: Felipe Abud)

 

O Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realiza, de 6 a 10 de março, o seu II Círculo de Palestras (II CIPAPEC) com o tema “A Violência Conta Mulheres e Inclusão Social”. O evento é uma parceria com o grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará da Universidade Estadual do Ceará (PRAETECE-UECE); o SESC-CE, a Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive-CE) e o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Ceará (MOVA-SE). A programação conta com palestras e mesas redondas e acontece no próprio Arquivo Público, além de outros espaços como o Minimuseu Firmeza e no auditório do MOVA-SE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/cipapec2023/.

O II CIPAPEC tem como objetivo promover o debate sobre as práticas de violência praticadas na atualidade contra vários grupos sociais, no estado do Ceará, principalmente contra mulheres, visando fortalecer as discussões alusivas ao dia Internacional da Mulher, assim como discutir políticas públicas de inclusão social de mulheres e outros segmentos sociais vitimados pela violência e pelo preconceito. Para isso serão convidados vários setores da sociedade civil, setores administrativos do estado do Ceará, instituições jurídicas e outros segmentos da sociedade para um amplo debate que possa fortalecer a luta pelos direitos constitucionais e garantir a cidadania de todos e todas.

Sobre os realizadores

O Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) destinado a colaborar com a administração dos documentos administrativos do Poder Executivo. É instrumento de memória da sociedade cearense, por preservar os registros escritos da administração pública desde o princípio da história do Ceará. É também um locus de pesquisas acadêmicas sobre a sociedade do passado, mas também um ambiente que gera discussões sobre temas atuais e relevantes para a formação crítica do público em geral.

O grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará da Universidade Estadual do Ceará (PRAETECE-UECE) foi fundado em 2010, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e reconhecido pela UECE. Os objetivos são estudar as fontes documentais escritas sobre o Ceará, preservadas no APEC e em outros acervos, compreendendo os séculos XVII ao XIX, para a realização de estudos diversos sobre a cultura, a história social, a língua portuguesa e temas diversos, cujos reflexos são muito atuais, como a violência praticada contra negros e negras, indígenas, mulheres e outros segmentos sociais, que reverberam na atualidade.

O SESC, Serviço Social do Comércio, é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, porém aberto à comunidade em geral. No Ceará, o SESC promove atividades junto a grupos sociais e comunidades, preparando as pessoas para o mercado de trabalho, para uma tomada de conscientização e para a inclusão social.

O MOVA-SE – Movimento de Valorização e Articulação dos Servidores Estaduais – é o sindicato dos servidores públicos do estado do Ceará, fundado em 1988. O MOVA-SE possui hoje mais de 7 mil sindicalizados, dentre os servidores e empregados públicos estaduais nos órgãos (secretarias, autarquias, fundações e empresas públicas e de economia mista) do Estado – incluindo ativos e aposentados. Foi criado quando a organização dos servidores ainda era um movimento pró-sindicato, e permaneceu mesmo após a configuração formal da entidade. Em sua sede, localizada na Rua Princesa Isabel, 502 – Centro de Fortaleza, funciona toda sua estrutura administrativa; conta com uma biblioteca, realiza e participa de congressos e seminários com regularidade, planeja e programa ações de formação sindical. Na área de comunicação, conta com assessoria profissional, presente nas principais plataformas digitais de comunicação (site próprio, Facebook, Flickr e Youtube), além da produção de Informativo impresso.

A Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive-CE) tem como uma de suas finalidades organizar palestras, workshops, treinamentos e outros eventos que contribuam para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento no campo da Arquivologia. Também atua na conscientização de órgãos públicos, privados e da sociedade civil para a importância da formação de arquivistas e de técnicos de arquivos no estado do Ceará, em conformidade com a legislação arquivística brasileira.

Aas mesas-redondas ocorrerão na sede do APEC, à Rua Senador Alencar, 348, centro de Fortaleza; à Rua Princesa Isabel, 502, Centro-Fortaleza e na comunidade assistida pelo SESC.

 

II CÍRCULO DE PALESTRAS DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ (II CIPAPEC)

PROGRAMAÇÃO

Dia 06/03/2023 (segunda-feira)

Local: Arquivo Público do Estado do Ceará (Rua Senador Alencar, 348, Centro)

14h: Abertura do evento- fala do líder do PRAETECE- Prof. Expedito Eloísio Ximenes

14h10: Fala do coordenador de célula do Arquivo – Prof. Márcio Porto

14h40: Mesa-redonda I

Tema: A violência contra a mulher no Ceará e garantias de direitos

14h40: Participante 1: Luisa Cela (Secretária da Cultura do Estado do Ceará)

15h30: Participante 2: Darciane Barreto (Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira)

Mediadora: Thaiane Bezerra (APEC) 

 

Dia 07/03/2023 (terça-feira)

Local: Minimuseu Firmeza (Av. Waldir Diogo – Mondubim)

14h – Mesa-Redonda II: O papel das mulheres à frente de seus territórios

Convidadas: Silvânia Vieira (Coletivo Orquídeas) e Arlete Nascimento (Instituto Sociocultural Maria e João)

Mediação: Elayne Sousa

 

Dia 08/03/2023 (quarta-feira)

Local: Arquivo Público do Estado do Ceará (Rua Senador Alencar, 348, Centro)

9h: Mesa-Redonda III

Tema: Violências: como identificá-las e combatê-las?

Participante 1: Ministério Público: Grecianny Carvalho Cordeiro (Promotora de Justiça)

Palestra: Tráfico de seres humanos: a outra face da violência contra a mulher

Participante 2: Delegacia da mulher

Mediadora: Angélica Sampaio (PRAETECE-MIHL)

14h: Mesa-Redonda IV

Tema: Mulheres e acessibilidade

Participante 1: Jaqueline Lomes (Advogada)

Participante 2: Vera Lúcia Santiago Araújo (Laboratório da UECE)

Mediadora: Ticiane Nunes (UECE-PRAETECE)

 

Dia 09/03/2023 (quinta-feira) 

Local:  Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Ceará – MOVA-SE (Rua Princesa Isabel, 502 – Centro)

14h: Mesa-Redonda V

Tema: Lutas Feministas Cotidianas

Participante 1: Casa de cultura em defesa da mulher Chiquinha Gonzaga – Eliane Almeida;

Participante 2:CISMO – Carmem Santiago – CUT-CE

Mediadora: Valéria Mendonça – Diretora e Diversidade e diretora interina da Sec. de Mulheres do MOVA-SE

 

Dia 10/03/2023 (sexta-feira)

Local: Arquivo Público do Estado do Ceará (Rua Senador Alencar, 348, Centro)

14h: Mesa-Redonda VI

Tema: Vozes femininas: um olhar de mães de egressos do sistema sócio-educativo

Participante: Marcelo Alencar (Tribunal de Justiça do Ceará)

Tema: O programa Justiça de Portas Abertas

Participante 2: Alexandra Félix (Coletivo vozes de mães e amigos do sistema sócio-educativo)

Mediadora: Márcia Veras ou Valéria Mendonça (MOVA-SE)