Primeira reunião de gestores e gestoras da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará do ano ressalta avanço nas políticas

31 de janeiro de 2023 - 16:55 # # #

Assessoria de Comunicação Secult Ceará

Dando o pontapé inicial para o ano de 2023, a primeira reunião de gestores e gestoras da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), com a participação da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, aconteceu nesta terça-feira (31), no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Na ocasião, a titular da Secult Ceará reforçou o compromisso com o aperfeiçoamento de uma política que vem rendendo frutos e conquistas. “Manter já é um esforço significativo, aperfeiçoar e inovar exigirá de nós uma competência muito grande”, ressalta. Juntamente com a secretária, compuseram a mesa o analista de gestão cultural representando a Coordenadoria da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Copec) da Secult Ceará, Caio Feitosa; a presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha; e a presidenta do Instituto Mirante, Lara Vieira.

O coordenador da Copec, Caio Feitosa, reforça a importância do programa de Cultura em Rede da Secult Ceará. “Nesse momento de transição, estamos dando continuidade aos trabalhos. No final do ano passado tivemos um encontro muito animador, consolidando o trabalho construído ao longo de meses, e agora a gente inicia um novo momento”, explica.

Para a presidenta do IDM, o momento nos dá a oportunidade de parar um pouco para refletir sobre os próximos passos e ações. “Nesse momento de começo de ano podemos entender os jogos, cenários e contextos, para reaprender e realinhar os passos. Estamos em um governo de continuidade, mas em uma espiral crescente, um aperfeiçoamento. O governador Elmano traz novos elementos, a Luisa traz novos elementos. Temos uma necessidade de refletir sobre o que fazemos, para fazer melhor”, explica Rachel Gadelha.

A presidenta do Instituto Mirante também ressalta a importância do momento. “É um momento de celebrar a chegada da Luísa, e que esse ato inaugural traga para nós muita energia, muita força e muita coragem para enfrentar os desafios que virão. Quero desejar à Luisa muita sorte”, diz Lara Vieira.

Na ocasião, a gestora cultural e nova superintendente do CDMAC, Helena Barbosa, aproveitou para dar as boas vindas a todas as pessoas presentes no equipamento. “Estou muito feliz nessa nova empreitada, muito desafiadora mas também muito instigante. Sejam bem-vindos e que esse (CDMAC) seja sempre um lugar de acolhimento, e cada vez mais de produtividade, comunhão e estratégia”, destaca a gestora.

Luisa Cela acentua, ainda, a força de uma construção coletiva da política Cultural. “A gente aponta em um sentido de uma caminhada com uma maior integração e de um maior entendimento mútuo entre a política estadual e como essa política é construída. É a partir dos diálogos entre nós, que aqui estamos, entre os demais servidores e servidoras, entre a sociedade civil, destacando o Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará (CEPC), mais todos os fóruns e os debates que são feitos para formular, tendo como marco o Plano Estadual de Cultura”, complementa.