Projeto “Criação em Tempo Espiralar” se apresenta em Fortaleza e Redenção nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro

5 de dezembro de 2022 - 08:45 # #

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes

Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre nos dias 8 e 9 de dezembro

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe a apresentação do projeto “Criação em Tempo Espiralar” nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro. O evento, gratuito e aberto ao público, terá duas apresentações. A primeira, na quinta-feira, 8 de dezembro, às 19h, na Sala de Teatro da Escola. Já a segunda é no dia seguinte, sexta-feira, 9 de dezembro, às 20h30 no auditório do Campus da Liberdade – UNILAB, em Redenção.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto, desenvolvido pelos artistas Rafael Semino, Gabriel França e Valdir Marte, do Coletivo Farol Novo, sob a tutoria da Plataforma Araká, apresenta, nos dois momentos das Rotas, cenas do desenvolvimento do projeto seguidas de debate com a plateia.

SOBRE O PROJETO CRIAÇÃO EM TEMPO ESPIRALAR: HISTÓRIAS DE AMEDRONTAR E SUAS ORALITURAS, EXU E SUAS ENCRUZILHADAS

de Rafael Semino, Gabriel França e Valdir Marte • Coletivo Farol Novo

Tutoria: Plataforma Araká (Laís Machado e Diego Araúja)

Esta pesquisa nasce do desejo de desenvolver processos de criação em tempo espiralar, tendo por objetivo a enunciação de 4 caminhos: compressão do tempo espiralar para habitar o tempo floresta, que se dará em estudos sobre as temporalidades na arte. Atualização dos mitos no corpo, utilizando a mitologia de Exu a fim de tensioná-lo junto a esse caminho. Inscrição das oralituras, por meio de histórias de amedrontar da infância e entrevistas feitas no interior do Ceará. Como desenvolver obras que tragam experiências de temporalidades, levando em consideração a forma que Exu se revelou no processo, juntamente com as histórias de amedrontar? Pretendemos responder essa pergunta no último caminho, que se dá nos eixos performativos pelos quais passeamos como artistas, entre eles o teatro, as artes visuais, a ilustração e a escrita.

SOBRE A TUTORIA DE PLATAFORMA ARAKÁ

Criada em 2017 por Laís Machado e Diego Araúja, a Plataforma é um território de criação e produção em arte expandida. Sua principal motivação é promover interações com artistas afro-diaspóricos e africanos a partir de atividades artístico-culturais (criação, intercâmbios e residências artísticas). Já participou de eventos nacionais e internacionais como: Valongo-Festival da Imagem (SP), Olhares Críticos (MIT-SP), Theatertreffen (Berlim-GER), Atlantic Center For The Arts (Flórida-EUA), SAVVY Contemporary (Berlin-GER), FIAC-Ba (Salvador-BA), IC-Encontro de Artes (Salvador-BA), ¡Adelante! (Heidelberg-GER), FRESTAS – Trienal de Artes (Sorocaba-SP) e Complexosul (Rio de Janeiro-RJ). Também realizou o Fórum OBÌNRIN – Mulheres Negras, América Latina e Arte Contemporânea, juntando artistas do corpo de Barbados, República Dominicana, Brasil e Trinidad Tobago. Já interagiu com os artistas: Jonathan Dotse (GHA), Akosua Adoma (GHA-EUA), Tina Melo (BRA), Diego Alcantara (BRA), Isaac Julien (ENG), Ubiratan Marques (BRA), Nefertiti Altan (EUA-BRA) e Sanara Rocha (BRA). Dentre suas obras destacam-se: a performance Obsessiva Dantesca e vídeo-performance Canção das Filhas das Águas de Laís Machado; a obra cênica QUASEILHAS e o game-ensaio Laboratório Internacional de Crioulo (LIC) de Diego Araúja. Em dupla, são autores da palestra-performance Experimento Concreto e da instalação Sumidouro no 1.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os/As/Es artistas/es recebem orientação de tutores – que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os/as/es artistas/es selecionados/as/es recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de seus projetos.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Projeto “Criação em Tempo Espiralar” se apresenta nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro

Quando: Dia 08 de dezembro, quinta-feira, às 19h, na Sala de Teatro da Porto Iracema das Artes

Dia 09 de dezembro, sexta-feira, às 20h30, no Auditório do Campus da Liberdade – UNILAB (Redenção)