Festival Sérvulo Esmeraldo 93 homenageou o secretário Fabiano Piúba, nesta sexta-feira (18), no Crato

18 de novembro de 2022 - 13:28 #

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, recebeu homenagem, na manhã desta sexta-feira (18), do Festival Sérvulo Esmeraldo 93, que acontece no Crato até o dia 25 de novembro, com apoio institucional da Secult Ceará.

Durante solenidade no Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA, o secretário recebeu das mãos da artista Regina Silveira – que realiza exposição no local – e da idealizadora do festival, Dodora Guimarães, uma obra original do escultor, gravador e desenhista cearense falecido em 2017, Sérvulo Esmeraldo, intitulada “Torção”.

Estiveram também presentes o vice-prefeito do Crato, André Barreto; o secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas; o presidente do Instituto Cultural do Cariri, José Flávio; a diretora da Vila da Música Dane de Jade; o diretor Executivo do Instituto Mirante, João Wilson; o coordenador da Rede Pública de Equipamentos da Secult, Caio Feitosa; e o cantor e compositor João do Crato.

“Penso que a obra do Sérvulo nos mobiliza por dentro para nos mobilizar para a vida. A Dodora, mais do que guardiã do acervo, da memória, e da arte do Sérvulo, tem sido uma pessoa que tem levado essa história, que também é de amor. Uma história que também é de democratizar, de compartilhar, de difundir e de formar pessoas. Como ela diz, tudo começou no Crato. E a última exposição do Sérvulo também foi aqui no Crato. Foi um momento bonito, de muita força. O Sérvulo presenteou a cidade com suas obras e isso mostra a generosidade”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

Ao agradecer a homenagem, o secretário também destacou a instituição por lei o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo em 2019, além do ao Festival Sérvulo Esmeraldo através da lei do Mecenato e a aprovação do tombamento do Sítio Bebida Nova, onde viveu o artista visual.

“Essa é uma homenagem em agradecimento a tanto que o secretário tem feito a cultura especialmente para o Instituto Sérvulo Esmeraldo e projetos como o do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, pelo grande apoio ao festival Sérvulo Esmeraldo e pelo ano Sérvulo Esmeraldo para a cultura. Por tudo que fez aqui no Juazeiro (do Norte), no Crato e no Ceará. Esse foi um foi um governo muito presente e atuante na cultura”, ressaltou a idealizadora do festival, Dodora Guimarães.

Entre os dias 14 e 25 deste mês, o Crato sedia o terceiro Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 93), que reúne grandes nomes da arte contemporânea brasileira com uma vasta programação presencial e virtual, totalmente gratuita durante os 12 dias do evento. Com o tema “Arte para Todos Fazendo Arte”, o FSE 93 lança luz sobre a arte pública, fomentando a criação, formação, pesquisa e fruição estética por meio de ações colaborativas, dinâmica que colocará em evidência o Cariri contemporâneo, meta do festival, que vem se consolidando no calendário artístico-cultural e turístico do Ceará.

Centrado no intercâmbio de mão dupla e no imperativo do conhecimento na formação artística e de público para a fruição das artes visuais, a programação do FSE 93, em formato on-line e presencial, investe em Residências Artísticas e, nesta edição, traz para o Crato nomes consagrados como o de Regina Silveira, Leda Catunda, Marcelo Zocchio, e do artista-educador, Paulo Portella Filho. a programação contempla exposições, master class, palestras, workshops, seminários e vivencias ambientais.