Lyvia Cruz e Gracy Kelly trazem a inclusão na Bienal do Livro

13 de novembro de 2022 - 22:01 # #

(Fotos: Txai Costa)

Em mais uma das inúmeras ações de inclusão presentes na programação da 14a Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Ceará e pelo Instituto Dragão do Mar, o domingo (13) foi marcado por uma atividade emocionante e de grande simbolismo. O espetáculo “As Aventuras de Mara – Descobrindo o Planeta das Bocas”, uma contação de histórias em libras, encantou e emocionou a plateia, formada por crianças e adultos, que entraram no mundo e nas aventuras da personagem Mara e, em paralelo, tomaram conhecimento de expressões e palavras na linguagem dos sinais.

A peça foi encenada pela artista e contadora de histórias Lyvia Cruz, tradutora e professora de libras no IFCE (Instituto Federal do Ceará), e narrada pela intérprete artística Gracy Kelly. Lyvia é surda e, em parceria com Gracy, propôs uma divertida viagem nas histórias de Mara, uma linda aventureira surda que mora no Planeta das Mãos, onde as pessoas são todas surdas, conversam em libras e vivem muito felizes. Certo dia, Mara viajou até o Planeta das Bocas e lá encontrou muitas novidades. A peça mostra essas aventuras, ensinando o público sobre as relações interpessoais, a cultura e o universo das pessoas surdas. O espetáculo encena três contos: Mara, a menina do leite; Mara e o peixinho; e a clássica Os Três Porquinhos, sendo que nesta versão, o lobo é surdo.

A pequena Diana Yara, de apenas três anos, se divertiu e aprovou o espetáculo. Diana é ouvinte e veio acompanhada dos pais, Paulo Henrique, que também é ouvinte, e da mãe Nágila Rodrigues, que é surda. “Fizemos questão de prestigiar esse evento. É uma grande oportunidade para a comunidade surda, um verdadeiro momento de inclusão. Chegar em um ambiente como esse, com intérpretes, é muito importante”, comentou Paulo Henrique.

Grace Kelly conta que conheceu Lyvia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e criaram esse vínculo de contadora surda e intérprete artística. Começaram a trabalhar juntas há cerca de dois anos, sempre tendo uma receptividade muito positiva por parte das crianças às criações artísticas feitas pelas duas. “Elas ficam muito animadas, no começo ficam na dúvida, sem saber se olham para a artista surda que está encenando, ou para mim, que estou narrando. Mas a gente direciona, chama a atenção para o palco e dá tudo certo e é lindo vê-las aprendendo vários sinais”, explica Grace Kelly.

Lyvia Cruz é surda desde os oito meses e vem de uma família de ouvintes. Ela conta que quando foi para uma escola de surdos, o universo dela se abriu. “Eu penso muito no futuro das crianças, mostrar que a comunicação pode ocorrer de diversas maneiras, isso me inspira e eu quero mostrar através da contação de histórias que elas podem se enxergar como adultas empoderadas e pessoas capazes de se comunicar por meio da linguagem de sinais. Abrir a perspectiva e a visão de mundo dessas crianças ouvintes e com deficiência , isso traz a felicidade e a inclusão”, complementa.

Com uma vasta programação, a 14ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece até 20 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, de 9h às 22h. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).