“Forroseando”: Coletivo Púrpura (RN) anima o mês junino, dia 19 de junho, no Theatro José de Alencar

18 de junho de 2022 - 13:00 # #

Ascom Theatro José de Alencar

Com participação especial do cantor cearense Marcos Lessa, o evento contará ainda com comidas típicas, quadrilha infantil e feira de artesanato, a partir das 16h

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no dia 19 de junho (domingo), a partir das 16h, o evento “Forroseando – Venha fazer parte dessa festa”, integrando os festejos juninos e as celebrações alusivas ao aniversário de 112 anos do TJA. A realização é da Moa Produções, Feira Mano Empreendedor e TJA, com apoio da Loja Mormaço e Soluar Joias.

No Jardim, a partir das 16h, a programação contará com venda de comidas típicas, apresentação de Quadrilha Infantil Cai-Cai Balão e Feira Mano de Artesanato; na parte musical, a partir das 18h, sobem ao Palco Elzenir Colares o trio de cantoras do Coletivo Púrpura (RN) – a saber: Khrystal (voz, violão e percussão), Sílvia Sol (voz e percussão) e Cibelly Guedes (voz e percussão) – com a participação do cantor cearense Marcos Lessa.

O Coletivo Púrpura é o encontro de três mulheres potiguares que têm na amizade, na música e na busca pelo autoconhecimento a liga de interesses que resulta em composições investigativas, místicas e experimentais. Silvia Sol, Cibelly Guedes e Khrystal harmonizam suas vozes e composições com bases de violão e percussão para comentar o amor, o humano e o que não se pode ver. No primeiro single – “Filhas de Peixe” – o coletivo se lança em parceria com o selo Pólen aceleradora e apresenta faixa inédita com as colaborações da poetisa Déa Trancoso e da cantora Maria Rita.

O show ao vivo apresenta temas próprios ainda inéditos que se misturam às referências do coletivo e passeiam livres pelos repertórios de Marinês, Jacinto Silva, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Onildo Almeida, Jackson do Pandeiro e tantos outros brasileiros comprometidos com boas letras, cheias de mensagens profundas e ritmos celebrativos, resultando em apresentações vibrantes e que louvam com alegria as riquezas culturais do Brasil.

Cai-Cai Balão

Uma das quadrilhas infantis mais antigas do Brasil, se não a mais antiga em atividade, a Cai Cai Balão nasceu no bairro do Pirambu, em Fortaleza (CE), no dia 24 de junho de 1980, em comemoração ao aniversário da Tia Didi. Ela mesma resolveu comemorar a data fazendo uma quadrilha com as crianças da rua e chamou de Arraiá da Tia Didi. E a partir de então manteve a tradição, ajudada por Deusdete, do Arraiá do Tyrol.

Nesses 40 anos, a Cai Cai Balão já acumulou diversos títulos, entre eles campeã da Funcet (2002), campeã cearense pela União Junina (2003 e 2004) e campeã do São João de Maracanaú (2019). Nos últimos anos, vem mantendo o seu trabalho consistente em meio as quadrilhas tradicionais e estilizadas do Ceará, superando os obstáculos, principalmente financeiros. Atualmente, a quadrilha conta com 50 integrantes, sendo 40 crianças.

SERVIÇO

“Forroseando – Venha fazer parte dessa festa”, com Coletivo Púrpura (RN), Marcos Lessa (participação especial) + comidas típicas, Quadrilha Infantil Cai-Cai Balão e Feira Mano de Artesanato

Quando: dia 19 de junho (domingo), a partir das 16h

Onde: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Vendas antecipadas: Sympla (https://bit.ly/3tfrbvh) ou pelo WhatsApp (85) 98115-9139 / (85) 98993-2926

* Obrigatória a apresentação de comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses para pessoas a partir de 12 anos de idade), acompanhado de documento oficial com foto