“Theatro de Portas Abertas”: Última edição de 2023 realiza atividades gratuitas em alusão ao Mês dos Direitos Humanos

13 de dezembro de 2023 - 12:06

 

A programação, gratuita, acontece no dia 17 de dezembro (domingo) e encerra com apresentação da comédia romântica “Loucuras de Amor”, da Cia Cearense de Molecagem 

 

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no próximo dia 17 de dezembro, através do Programa “Theatro Cidadão”, a última edição de 2023 do tradicional “Theatro de Portas Abertas“, que celebra a cada mês o aniversário de fundação do equipamento (17 de junho de 1910).

As Visitas Guiadas, como é de costume nesta data, serão todas gratuitas e oferecidas ao público em geral em três horários: 14h, 15h e 16h. Na atividade, os participantes percorrem os múltiplos espaços do equipamento de mais de 12 mil metros quadrados, tendo a oportunidade de não só apreciar a beleza arquitetônica da edificação e dos jardins, mas também de saber mais sobre a história, diversidade e funções do TJA. 

Da entrada principal aos bastidores e anexo da casa, o passeio dura entre 40 e 50 minutos. Há um roteiro básico que pode variar de acordo com o interesse dos visitantes, sozinhos ou em grupo. Às 15h, porém, a Visita Guiada será novamente especial, recebendo como público um grupo de pessoas em situação/superação de rua. A atividade acontece novamente em parceria com Centro Pop e Centro de Convivência. 

Das 15h às 19h, o Pátio Nobre irá receber a Feira-Exposição de Mestre e Artesãos no TJA, que terá a curadoria/organização do Mestre João Pedro do Juazeiro. Já na Galeria Ramos Cotoco (Anexo CENA), segue em cartaz a exposição “30 Anos da Casa de Andaluzia”, que resiste há 30 anos trabalhando para mudar nossa sociedade. 

Os projetos de formação profissional, a incubadora de negócios para mulheres empreendedoras, a prevenção do HIV/Aids, a loja Utopia e o grupo de dança Estrelas da Rua são instrumentos para que sejamos conscientes da importância da luta incansável contra o machismo, o racismo, o fascismo e a LGBTfobia. Porque juntes somos mais fortes.

A linguagem do humor terá a sua vez, às 16h, no Jardim de Burle Marx, com o show “Tempero do Riso”. Em cena, o espetáculo de Palhaço Colorau e Ronaldo traduz-se num show simples de ser adaptado para todos os ambientes e públicos, com temas voltados à realidade, colocando a personagem central dentro de várias situações, causando risos nos diversos momentos com reprises, paródias e interatividade.

Sob a regência do maestro Gerardo Viana Júnior, o Coral CAIS – Amigos de Izaíra Silvino, será a atração das 17h, no Pátio Nobre, trazendo o recital “Sons das Luzes de Natal”. Recheada de músicas e poemas, o Coral trará canções que falam de amor e amizade, plantando a esperança de uma humanidade mais solidária. As músicas, dos cancioneiros nacional e natalino, nos lembram que somos luz e som, e que nossas vibrações têm o poder de levar paz e vida a todo o nosso planeta.

Por fim, às 18h, a Cia Cearense de Molecagem será a responsável por encerrar a programação de dezembro do “Theatro de Portas Abertas”, trazendo ao Palco Principal do equipamento a comédia romântica “Loucuras de Amor” (acessível em Libras). Em cena, a depiladora Alberlênia Tenório (Solange Teixeira) tenta definitivamente embarcar na rodoviária com destino a sua terra natal. A intenção é deixar o passado para trás e, com ele, um relacionamento de 15 anos. 

O que ela não esperava é que seu ex ou “pra sempre amor”, o mototaxista Quintino Paixão (Carri Costa), iria arquitetar maneiras de persuadi-la a mais uma mudança de idéia. Melodramas à parte, os momentos bons e ruins vividos pelo casal vêm à tona e à cena. Situações que podem provocar uma identificação imediata de um público ansioso, que na altura do campeonato se tornará cúmplice no aguardo desse alucinado engodo amoroso. 

Para a comédia “Loucuras de Amor”, haverá distribuição de senhas 1h antes da apresentação, na bilheteria física do TJA, por ordem de chegada, até atingir a capacidade máxima do espaço (711 lugares).

SERVIÇO

“Theatro de Portas Abertas”: Dezembro 2023

Quando: dia 17 de dezembro (domingo), das 14h às 20h

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Classificação indicativa: livre

Outras info.: (85) 99238-8122 (bilheteria)

Programação gratuita