18ª edição do Conselheiro Vivo acontece de 09 a 13 com atividades presenciais e virtuais

9 de março de 2022 - 15:40 #

Com programação gratuita, entre palestras, exposições e ações culturais, o evento chega a sua 18ª edição e acontece em formato híbrido

A memória de Antônio Conselheiro em diálogo com presente. Esse é apenas um dos propósitos da 18ª edição do Conselheiro Vivo, que acontece de 09 a 13 de março, em Quixeramobim, Ceará, cidade onde em 1830 nasceu o líder social. Com a participação de agentes culturais diversos, o evento é uma realização da ONG IPHANAQ, do Sesc Ceará, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quixeramobim, da Academia Quixeramobiense de Letras (AQUILETRAS) e da Casa de Saberes Cego Aderaldo/Secult-CE.

O tema do evento este ano é “A arte de lutar contra a desinformação e pelo bem comum”, como forma de relacionar o legado de Antônio Conselheiro à realidade contemporânea brasileira. A programação, que é aberta ao público e em formato híbrido, conta com palestras, intervenções artísticas, exposições, shows e espaço de formação de professores da rede de ensino de Quixeramobim.

Assim como nas edições anteriores, o Conselheiro Vivo vai ter a participação de convidados de Canudos (BA). A ideia é aproximar ainda mais as duas cidades, a partir da troca de ideias e experiências entre artistas, estudiosos e demais interessados na temática.

“Historicamente o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, apoia e participa ativamente da Semana Conselheiro Vivo que sempre trás uma programação acadêmica e cultural muito rica e diversa. A Casa de Saberes Cego Aderaldo tem sido um ambiente ativo nesse processo e, em breve, a Casa de Antonio Conselheiro, instituição que se incorpora à Rede Pública dos Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e que será uma casa de saberes do sertão e da resistência do povo sertanejo. Então, celebrar a memória da vida e da obra de Antonio Conselheiro nos diz muito dos tempos atuais e, de como sua história de luta ainda nos inspira pela construção de uma sociedade mais justa e solidária. Portanto, ver um conjunto de instituições parceiras do IPHANAQ nesse projeto, como o Governo Municipal de Quixeramobim, o Sesc Ceará, a Academia Quixeramobiense de Letras, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Instituto Dragão do Mar e a SECULT-CE muito nos mobiliza nessa ação cultural, educativa e política”, destacou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

As atividades começam dia 9/3, e na quinta-feira, às 10h, acontece a apresentação online da pesquisa de mestrado “O chão e as águas – memórias de uma cidade sertaneja”, com a arquiteta, urbanista e mestra Dila Reis Mendes, com mediação de João Batista da Silva Lima, historiador e membro do IPMC – Canudos-BA.

Outro destaque da programação é o espetáculo “Antônio Conselheiro Quem És tu?”, que acontece na sexta-feira, às 19h, no Sesc Ler. Além disso, durante todo o evento, a Biblioteca Sesc Antônio Conselheiro vai estar aberta para visitação, assim como o Centro de Documentação de Antônio Conselheiro, que funciona no mesmo local.

A solenidade de abertura do Conselheiro Vivo 2022 acontece às 19 horas, no Sesc Ler, com as presenças do Gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins; do Secretário Estadual da Cultura, Fabiano Piúba; do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, dentre outros. Já o encerramento, que também acontece no Sesc Ler, a partir das 8h30, tem como destaque o Painel “Roteiros de viagem: ao encontro de Antônio Conselheiro”, com a participação da jornalista, professora e pesquisadora Eleuda de Carvalho, às 9h.

“O Sesc Ceará atua ativamente para o desenvolvimento cultural e educacional do Sertão Central, a partir de parcerias com espaços governamentais e municipais. Nossa ideia é ampliar ainda mais as ações e o diálogo com todos os setores da sociedade, principalmente no que se refere à memória de Antônio Conselheiro”, explica Alemberg Quindins.

Antônio Conselheiro

Quixeramobiense, nascido em 13 de março de 1830, Antônio Conselheiro tornou-se famoso ao liderar um pequeno vilarejo no sertão da na Bahia, com milhares de habitante, entre 1893 a 1897, conhecida pelo nome de Arraial de Canudos. A Bahia passou a rememorar o 5 de outubro, data que lembra a comunidade dizimada, a partir do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Partindo dessa relevância, há mais de 10 anos, o Sesc Ceará, por meio do Sesc Ler, atua com agente colaborativo dessa ação através dos seus projetos educacionais e culturais.

A programação completa da 18ª edição do Conselheiro Vivo você confere AQUI. As transmissões acontecem nas páginas do Facebook da Prefeitura de Quixeramobim e da ONG IPHANAQ.

Sesc Ler
Endereço: R. 14 de Agosto, s/n – Centro, Quixeramobim
Mais informações: (88) 34411402