Secult CE e Fórum de Linguagens Artísticas do Ceará se reuniram nesta quinta, 27/1

27 de janeiro de 2022 - 19:50 #

Em um momento de diálogo e escuta, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) se reuniu on-line nesta quinta-feira, 27/1, com o Fórum de Linguagens Artísticas do Ceará, para debater e apresentar as ações da cultura previstas para 2022. Na ocasião, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, junto à equipe da Secretaria – incluindo coordenadores e gestores de equipamentos culturais -, apresentou as ações previstas dividas em quatro eixos: Editais de fomento à Arte e à Cultura; Estruturação da rede de equipamentos; Eventos Estruturantes; e Legislação, com explanação da nova lei do Sistema Estadual de Cultura. A Secult Ceará tornou pública as ações primeiramente no Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC), que aconteceu nesta quarta-feira, 26/1.

“No bloco ‘Ceará das Artes’ de editais nós temos programado o Edital de Incentivo às Artes o Prêmio Alberto Nepomuceno, na ordem de R$9.813.280,00. Temos o Ceará Filmes, com o Edital de Cinema e Vídeo, com R$11.030.000,00, e também a Temporada de Arte Cearense (TAC) integrada a rede de equipamentos culturais, com R$5 milhões”, pontuou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, durante apresentação inicial.

No bloco de edital intitulado “Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural”, totalizando R$5,5 milhões, estão ainda novos editais como o I Edital de Bibliotecas Comunitárias, o I Edital de Museus Comunitários, o I Edital de Territórios Artísticos e Criativos de Periferia do Ceará, além de novas edições do Edital Cultura LGBTQIA+, Edital Cultura Infância, Edital Cultura Viva / Pontos de Cultura, Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará e Prêmio Culturas Indígenas do Ceará. Estão previstos ainda os editais dos Ciclos de Festejos e Tradições Populares, com investimento na ordem de R$6,9 milhões, além da nova edição do Edital Escolas Livres da Cultura, com mais de R$7,3 milhões, e o Edital Agentes de Leitura, com R$4 milhões.

Foram destacados também a inauguração de novos equipamentos, com um total de mais de R$250 milhões investidos:a Estação das Artes, o novo Museu da Imagem e do Som do Ceará;  o Centro Cultural do Cariri, no Crato; e a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim. Além disso, a reforma e manutenção em equipamentos como o Museu do Ceará e Arquivo Público do Ceará.

Entre os eventos estruturantes previstos para 2022 estão a 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, o Encontro Mestres do Mundo, o Circula Ceará e o Mi – Festival Música da Ibiapaba.

Com a palavra, os agentes culturais

A produtora cultural Andrea Vasconcelos considerou a reunião como uma importante iniciativa da Secult Ceará. “Essa reunião foi muito importante porque a gente vinha de um processo de organização dessas demandas já há um tempo. Essa reunião consolida esse processo de escuta que a própria Secult tem com a sociedade civil organizada. Acho que as políticas que se apresentam para este ano são políticas que retomam o curso de andamento, que dão movimentação ao setor cultural. Estamos num ano muito difícil e essas políticas vão possibilitar que o segmento possa continuar existindo de forma digna. A gente, como fórum de Linguagens, representando aí todas as linguagens artísticas e as áreas técnicas também, hoje se reúne para uma escuta e diálogo. Foi um momento que precisávamos ter com a Secult e é importante que ele acontecesse agora no início do ano para que a gente possa minimamente organizar, enquanto artistas, produtores, técnicos, grupos e empresas que trabalham com cultura, um calendário de nossas produções. Vejo como um diálogo muito positivo”, destacou.