Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira realiza, de 02 a 22 de dezembro, a programação Canções de Afeto: Esperança e Resistência

1 de dezembro de 2021 - 16:17

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará /SECULT/CE, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar /IDM, realiza de 02 a 22 de dezembro, a programação Canções de Afeto: Esperança e Resistência.

Uma programação pensada para celebrar com música, a vida e a diversidade artística que faz do cariri este grande celeiro de manifestações culturais. Um Cariri forjado pela resistência de bravas lutas em prol da democracia e da esperança que nutre o artista de poder sempre se reinventar. E em tempos pandêmicos, o reinventar-se é parte do processo criativo e autoral de quem faz da arte seu canal de expressão.

E para abrir a programação do mês acontece na sexta-feira (02/12), Dia Nacional do Samba,a live show “O morro foi feito de samba” com a cantora Janinha Brito. Para este encontro ela grandes clássicos da nossa MPB em seu repertório. Durante a live ela será acompanhada pelos músicos Aminadaber Machado, Gecildo Oliveira e Yruan Brito. No dia 07/12, Mestra Lúcia do reisado “Guerreiras de Santa Lúcia”  terá um bate papo especial com o cantor João do Crato, sobre a “Resistência Feminina no Terreiro dos Homens” e os enfrentamentos vividos pelas mulheres de reisado em um ambiente predominantemente masculino.

E dando continuidade ao projeto Memória dos Festivais que vem sendo realizado pela Vila, acontece no dia 08/12, um encontro entre os realizadores do Festival da Regional da Canção do Cariri realizado nos anos 70 pelo MOJUCRA, Cristina Alexandrino, professora aposentada da URCA, o Prof Dr Raimundo Luiz do Nascimento, o Monsenhor João Bosco Esmeraldo Cartaxo e a mediação ficará a cargo do professor Carlos Rafael (URCA).

No dia 09/12 a Vila da Música em parceria com a Secretaria de Cultura de Sobral exibe o documentário Bois e Reisados de Sobral (2007). O filme retrata a tradição do reisado no município, onde o boi é o principal personagem desta brincadeira popular, cada grupo com sua maneira diferenciada de contar a mesma história.

A Vila da Música presta uma homenagem ao Rei do Baião, no dia do seu aniversário (13/12) com a live musical Acordes do Sertão – um tributo a Luiz Gonzaga, reunindo os instrumentistas, Evânio Soares e Fábio Eugênio.

No dia 17/12, a Vila da Música em parceria com o Colégio Diocesano realiza um cortejo musical pelas principais ruas do centro do Crato com o objetivo congregar alunos e ex-alunos das duas instituições de ensino, grupos tradicionais e a comunidade para um encontro musical de esperança e resistência em tempos pandêmicos, uma celebração a maior concentração de grupos da tradição popular presentes no Cariri e a educação como instrumento de transformação social. O cortejo será  finalizado na sede do Diocesano, onde acontecerá uma Cantata de Natal com os professores da Vila da Música.

E nos dias 20, 21 e 22, a Vila promove o Recital Canções de Afeto: Esperança e Resistência, no encerramento das atividades de 2021 com os Alunos da Vila da Música. Presencial e On-line.

  • Programação sujeita a alterações.

PROGRAMAÇÃO CANÇÕES DE AFETO: ESPERANÇA E RESISTÊNCIA.

 

02/12

19h

O morro foi feito de samba, live musical com Janinha Brito. Participação dos músicos: Aminadaber Machado, Gecildo Oliveira e Yruan Brito

 

07/12

19h

Resistência Feminina no Terreiro dos Homens live com a Mestra Lúcia do Reisado Guerreiras de Santa Lúcia. Mediação: João do Crato.

 

08/12

19h

Memória dos Festivais Crato com Cristina Alexandrino, professora aposentada da URCA, o Prof Dr Raimundo Luiz do Nascimento, o Monsenhor João Bosco Esmeraldo Cartaxo e a mediação ficará a cargo do professor Carlos Rafael (URCA).

 

09/12

19h

Exibição do documentário Bois e Reisados de Sobral em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral.

 

13/12

19h

Acordes do Sertão – Um tributo a Luiz Gonzaga com os instrumentistas Evânio Soares e Fábio Eugênio.

 

15/12 – Live show Balaio da Preta.

 

17/12 – Cortejo Musical e Cantata de Natal – Colégio Diocesano em parceria com a Vila da Música.

 

20, 21 e 22

19h –

Recital Canções de Afeto: Esperança e Resistência, no encerramento das atividades de 2021 com os Alunos da Vila da Música. Presencial e On-line.

PARTICIPANTES

JANINHA BRITO

Cantora caririense, iniciou sua história em meados da década de 1990 em bares da região, cantando MPB e compositores regionais.Fez parte da banda “verde, amarelo e vinil” e nesse projeto teve a oportunidade de abrir shows importantes como João Bosco e Chico César.

Foi uma das idealistas do Festival do CRAS, trabalhou como agente cultural e participou de projetos pelo CCBNB e SESC,  feiras musicais e ministrou palestras sobre representatividade feminina na música Cariri pela UFCA. Fez parte de grupos de samba. Após um período afastada dos palcos, está retornando aos com um projeto em defesa dos compositores nordestinos.

MESTRA LÚCIA GUERREIRO

Mestra Lúcia Guerreira tem uma vida dedicada à Cultura Popular – Reisado, Lapinha, Guerreiras etc, com grupos formados basicamente de crianças e adolescentes do bairro periféricos de Juazeiro do Norte-CE. Mantém os grupos Reisado Estrela Guia e Guerreiras de Santa Lúcia. Desenvolve ações educacionais em escolas de ensino básico, médio e superior.

JOÃO DO CRATO

Cantor, dançarino, educador Popular e ativista  das causas humanísticas, passou por movimentos expressivos das Artes no Cariri.  Atuou nos antigos conjuntos de baile, bandas de rock’n roll, barzinhos, festivais, shows coletivos e solo. Participa dos Maracatus Uinuerê, Nação Iracema e acompanha os Grupos de Tradição e seus Mestres no fortalecimento da Cultura Popular.

CRISTINA ALEXANDRINO

Professora aposentada da Universidade Regional do Cariri. Participante do Movimento de Juventude do Crato e do CJC Clube de Jovens Cristãos.Paricipou ativamente da criação do Festival Regional da Canção nos anos 70.

DR RAIMUNDO LUIZ DO NASCIMENTO

Formado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Crato (1974), Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1984) e Universidade Regional do Cariri (1996), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2018). É professor dos cursos de graduação e especialização do Departamento de Línguas e Literaturas da Universidade Regional do Cariri. Dedica-se aos estudos de gênero, léxico, léxico-semântico, cultura, discurso religioso.

MONSENHOR BOSCO

João Bosco Cartaxo Esmeraldo, formado em Teologia em Roma com diploma revalidado na Univ. Católica de Salvador.Sacerdote Diocesano desde 1965, tendo assumido como primeiro Pároco da Paróquia de São José do Seminário. A partir de 1970 assumiu como Pároco da Paróquia N.Sra. da Penha – Sé Catedral, até 1987. E em 1983 assumiu a Paróquia de Ponta da Serra .Em 2010 assumiu a Reitoria o Santuário Santuário Eucarístico Diocesano. Em 1968, alguns párocos já assistiam  a  grupos de jovens nas suas paróquias. Em passeios e reuniões formais , o Clube de Jovens Cristãos (CJC) iniciou discussões sobre a possibilidade de criação de encontros com um número maior de participantes, tendo em vista a dinamização e união desses  grupos de forma mais organizada. Em 1970, coordenado pelo CJC, e com apoio dos párocos do Seminário (Padre Bosco), Vicente Madeira (Ponta da Serra) e Edmilson(N.Sra de Fátima) e Padre Fco. Salatiel no final desse mesmo ano, iniciaram as discussões para  criação de Festivais.

CARLOS RAFAEL

É professor efetivo do Departamento e Curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), desde 1993. Tem graduação em História pela URCA (1992), pós-graduação em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (1994), mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/PB (2014) e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ (2019). É membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC), ocupante da cadeira 38 da secção Letras.

EVÂNIO SOARES

Produtor musical, músico multi-intrumentista, compositor, professor de Rabeca e técnico de estúdio da vila da Musica Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Trabalha à mais de 15 anos junto a cultura popular da região do cariri, participando de festivais, terreiradas e movimentos artísticos musicais. -Bacharel em Administração -Cursando licenciatura em educação Musical pela universidade federal do cariri – UFCA.

FÁBIO EUGÊNIO

Educador musical e Violinista. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos-SOLIBEL Licenciatura, Crato-CE. Graduando em Música na Universidade Federal do Cariri-UFCA, Juazeiro do Norte-CE. Atualmente faz parte do corpo docente da Escola Vila da Música Mons. Ágio Augusto Moreira em Crato-CE, onde leciona curso de Teoria Musical e de práticas instrumentais: Violino e Acordeon e integra os grupos artísticos: Orquestra Pe. David-OPDM e Orquestra Solibel Jovem-OSJ. É spalla da  Orquestra Sinfônica da UFCA.