Biblioteca Pública realiza masterclass sobre “A arte de contar histórias”

6 de outubro de 2021 - 15:46 # # #

A atividade será transmitida ao vivo pelo Youtube 

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, realiza a Masterclass “A arte de contar histórias”, com Maria Gomides França, quinta-feira (07/10) às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Bece.

 

Selecionado na convocatória “Arte em Rede”, a masterclass abordará a arte da contação de histórias em que Maria Gomide compartilhará a rica experiência em cultura popular como narradora de histórias, atriz, musicista e  brincante. “Contar história como princípio de ensinar, ouvir história como princípio de aprender. História é som, palavras, ritmo. Traz imagens e nutre a imaginação”, afirma Maria Gomides.

 

Maria Gomides faz parte da tradicional Cia “Carroça de Mamulengos” de Juazeiro do Norte (CE), trupe de formação familiar que há 40 anos apresenta sua arte para o mundo. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a família de artistas já se estende à sua terceira geração, levando aos palcos diversas montagens teatrais. Maria Gomide nasceu nesse ambiente criativo e foi alfabetizada em casa pelos seus pais, e cresceu ouvindo histórias, assim aprendeu  a dançar, a tocar instrumentos e a olhar o mundo e perceber o conhecimento que as vivências proporcionam. Maria por onde passa, compartilha alguns conhecimentos que aprendeu em suas vivências, sempre ouvindo e contando histórias. Atualmente, coordena o curso de pós-graduação Saberes Populares para a Arte e a Educação, ministrado pela Carroça de Mamulengos em parceria com a Casa Tombada – São Paulo.

 

Sobre o Arte em Rede

 

O Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais 2021/2022 é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Realização em rede pelos equipamentos Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Casa de Saberes Cego Aderaldo, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Centro Cultural Porto Dragão, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, da Secult CE em parceria com o IDM.

 

Serviço:

Arte em Rede – Masterclass “A arte de contar histórias”, com Maria Gomides França

Dia 07 de outubro, às 19h.

Youtube da BECE 

A atividade contará com acessibilidade em Libras.