Vila da Música realiza programação especial sobre acessibilidade cultural

15 de setembro de 2021 - 16:30 # # # #

Setembro Inclusivo na Vila da Música: equipamento da Secult Ceará promove programação temática sobre a cultura do acesso como direito e dever.

 

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza de 17 a 30 de setembro, às 19h, a programação temática “Setembro Inclusivo – A cultura como direito e dever”, que busca dialogar sobre questões importantes que envolvem as políticas públicas e as práticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência no âmbito dos espaços públicos e de cultura no Ceará.

Segundo Dane de Jade, gestora da Vila da Música, inclusão e acessibilidade são sinônimos de acolhimento em meio a diversidade da pauta cultural e sobretudo da adversidade presente nas relações humanas e arquitetônicas. “Com esta programação a Vila busca refletir sobre de que forma, nós, enquanto sociedade, temos trabalhado para tirar do papel o direito à inclusão e acessibilidade de maneira digna e correta.”pontua.

A programação contará com 5 lives temáticas, Acessibilidade em Espaços Culturais: para além do direito, o dever (17/09) com Thamyle Vieira (analista de Cultura da Secult/CE) e Gislana Vale (mestra em avaliação de Políticas Públicas); Libras: comunicação e inclusão da pessoa surda no Cariri (18/09) com as tradutoras e intérpretes de Libras e representantes da Associação dos Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri: Cleuma Barbosa, Soraya Mendes, Tarciana Félix e Roberta Kellen; A Arte da Palavra e a Palavra da Arte (22/09) com Klístenes Braga (audiodescritor e consultor em acessibilidade do Grupo Bandeira das Artes), Bruna Leão (Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa) e Rebecca Barroso ( Consultora em Audiodescrição em formação pelo grupo de pesquisa Legendagem e Audiodescrição (LEAD) e no Educação musical inclusiva para pessoas com deficiência visual (23/09), com o professor Jonatas Sousa (mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará e Jefferson Araújo (aluno curso de música da UFCA.).

No dia 21/09 será exibido o documentário História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, uma produção da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência com direção Aluizio Salles Jr; no dia Nacional do Rádio (24/09) acontece uma live especial com o jornalista e radialista Nelson Augusto (Universitária FM) com o tema Na frequência do seu rádio: histórias de ouvir e viver, dia 25/09 o cantor e compositor Dudé Casado faz uma live especial reunindo composições suas e de parceiros que marcaram a sua trajetória musical. No dia 28/09 exibição do filme Janela da Alma com direção de João Jardim e Walter Carvalho e encerrando a programação do mês acontece no dia 30/09 um concerto especial com Camerata Ágio Augusto Moreira de Violões.

Toda programação contará com intérprete de libras.

 

 

Pessoa com Deficiência

O Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos cerca de 190 milhões de brasileiros, aqueles com pelo menos uma deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental, somam 23,9%. No Ceará, 27,7% da população apresenta algum tipo de deficiência, perdendo apenas para os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, em que aparecem empatados com 27,8%.

De acordo com Censo Demográfico (2010), a Região Nordeste é a que mais apresenta os maiores percentuais de pessoas com deficiência: 21,2% da população dessa região declarou ter deficiência visual; 5,8%, deficiência auditiva; 7,8%, deficiência motora e 1,6%, deficiência mental ou intelectual.

Fonte: IBGE

 

 

Serviço: Setembro Inclusivo – A cultura como direito e dever.

De 17 a 30 de setembro – Sempre às 19h

Nas redes sociais da Vila da Música: Instagram @viladamusicace

Canal do YouTube Vila da Música: https://bityli.com/tIooiu

 

PROGRAMAÇÃO “SETEMBRO INCLUSIVO – A CULTURA COMO DIREITO E DEVER”.

Sexta-feira – 17/09

19h

Acessibilidade em Espaços Culturais: para além do direito, o dever. Com Thamyle Vieira Machado e Gislane (GT DE ACESSIBILIDADE DA SECULT).

 

Sábado – 18/09

17h

Live Acessibilidade em Libras – Convidadas: Soraya Mendes, Tarciana Félix Mediação: Cleuma Barbosa

 

Segunda-feira – 20/09

19h

DIA DO BATERISTA – CRIAR UM CARD EM HOMENAGEM AO CARLINHOS PERDIGÃO.

 

Terça-feira 21/09

19h

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil – Documentário de 2010 produzido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Direção Aluizio Salles Jr.

 

Quarta-feira 22/09

19h

A Arte da Palavra e a Palavra da Arte (Audiodescrição) – Klístenes Braga / Bruna Leão – Rebeca Barroso (mestranda da UECE). mini bio

 

Quinta-feira 23/09

19h

Educação musical inclusiva para pessoas com deficiência visual.

Com Professor Jonatas Sousa / Jefferson Araújo.

 

Sexta-feira 24/09

19h

Na frequência do seu rádio: histórias de ouvir e viver – Nelson Augusto

 

Sábado 25/09
19h
Live Musical com Dudé Casado

 

Terça-feira 28/09

19h

Janela da Alma – direção João Jardim e Walter Carvalho

 

Quinta-feira 30/09

19h

Apresentação Camerata Ágio Augusto Moreira de Violões.

Programação sujeita a alterações.

 

CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES

THAMYLE VIEIRA MACHADO,

Mulher cega, Pedagoga, especialista em Gestão escolar e coordenação pedagógica. Analista de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Consultora em Acessibilidade Cultural. Participa do grupo de Trabalho em Acessibilidade Cultural do Ceará e compõe a equipe do Laboratório de Audiodescrição e Produção de Outras Tecnologias Assistivas, do Projeto Sinalidade (Faculdade de Letras-UFRJ)

GISLANA MONTE VALE

Profa Mestre em avaliação de políticas públicas//, UFC. Membra do grupo de trabalho em acessibilidade cultural do . Coordenadora executiva nacional do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão MBMC. Pesquisadora colaboradora do LABCONATUS UFF

CLEUMA BARBOSA

Professora, Intérprete e Tradutora de LIBRAS. Psicóloga. Pós-graduada em Tradução e Interpretação da Libras – UFCA. Licenciatura plena em Letras Libras pela UFPB. Bacharel em Psicologia pela Unileão. Bacharelanda em Letras Libras pela Uniassselvi. Membro da Comunidade Surda Cariri. Membro do Instituto Transformar- INTRA. Membro da Associação dos Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri.

JULIANA KELLEN

Aprovada no curso superior de Pedagogia pela Universidade Regional do Cairri – URCA; Sócia-membro da Associação dos Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri, casada e mãe de dois filhos CODAs; Ativista da causa da comunidade surda.

TARCIANA FÉLIX

Intérprete e tradutora de Libras. Formada em Letras Libras pela UFPB. Pós-graduada em tradução e interpretação de Libras pela Faculdade União Cultural e Educacional de Angeles. Com formação em tradução e interpretação de libras pelo IFCE. Sócia membro da Associação dos Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri.

SORAYA MENDES

Formada em pedagogia, especialista em Libras, pós graduada em tradução e interpretação de Libras pela UFCA. Vice-presidente da Associação dos Profissionais Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri e sócia membro da Associação dos Surdos de Juazeiro do Norte.

KLÍSTENES BRAGA

Ator, produtor cultural, audiodescritor e consultor em acessibilidade do Grupo Bandeira das Artes. Possui doutorado em Educação, mestrado em Linguística Aplicada, especialização em Gestão Pública Municipal, todos pela UECE, bacharelado em Administração com habilitação em Marketing, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, e formação em Artes Cênicas pelo Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas do Ceará. Tem experiência nas áreas de cultura e de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade cultural e educacional, direitos humanos, políticas públicas de cultura e teatro e educação e produção cultural.

BRUNA LEÃO

Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Foi orientadora da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil da COEPS-SEDUC. Atualmente, é Coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa. Integrante do Grupo LEAD – Legendagem e Audiodescrição da UECE.

REBECCA BARROSO

Graduada no curso de Letras com habilitação em italiano, português e Literaturas – Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduada no curso de especialização em Linguística Aplicada e ensino de Línguas Estrangeiras (Celest-UFC);Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – Universidade Estadual do Ceará (PosLA – UECE); Consultora em Audiodescrição em formação pelo grupo de pesquisa Legendagem e Audiodescrição (LEAD); Professora de italiano por paixão, amante de café, música, animais de estimação, RPG e leitora voraz de literatura de fantasia.

NELSON AUGUSTO

O jornalista Nelson Augusto é produtor e apresentador de programas culturais na Rádio Universitária FM do Ceará desde a fundação da emissora. Em Fortaleza, trabalhou nos jornais O Povo, Tribuna do Ceará e Diário do Nordeste, sempre na área musical. Desde 2011 idealizou também a Web Rádio NelSons da qual é o editor de conteúdo em www.nelsons.com.br

JONATAS SOUSA

Graduado em Música pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Arte Educação para o Ensino de Música pela Faculdade Padre Dourado/GRADUALE e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará. É transcritor Braille com experiência na transcrição de partituras e livros de música para a Musicografia Braille, e responsável pelo site www.musicaempontos.com.br. Atualmente é professor de música da Secretaria Municipal de Educação de Horizonte e gerente de projetos culturais da Secretaria de Cultura e Juventude de Guaiuba.

JEFFERSON ARAÚJO

É deficiente visual, tem 28 anos e é estudante do Curso Licenciatura em Música na Universidade Federal do Cariri. Natural de Sobral, mas atualmente mora na cidade do Crato/Ce.

 

FILMES

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, direção: Aluizio Salles Jr.

O documentário História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil monta-se a partir da memória e da documentação de 25 ativistas pioneiros, pessoas decisivas para as conquistas, que refizeram o percurso árduo de um segmento socialmente invisível. O documentário é uma produção da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e da Secretaria de Direitos Humanos.

JANELA DA ALMA, direção: João jardim e Walter Carvalho.

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

DUDÉ CASADO

(release e press cliping em anexo)

CAMERATA ÁGIO AUGUSTO MOREIRA DE VIOLÕES

É um grupo voltado à demanda de apresentações solicitadas pela Vila da Música e à continuação do desenvolvimento dos alunos. Estabeleceu-se então como pré-requisito para ser membro do grupo ter certo conhecimento técnico e teórico no instrumento, como também a disponibilidade de tempo para estudo das peças e participar dos ensaios do grupo.