Casa de Saberes realiza “Semana Cego Aderaldo – Memórias e legado de um Mestre”

23 de junho de 2021 - 14:03 # #

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), realiza a programação virtual “Semana Cego Aderaldo – Memórias e legado de um Mestre”. Nascido em 24 de junho de 1878, Aderaldo Ferreira de Araújo tornou-se poeta e cantor de referência para o país. Em alusão ao seu aniversário de nascimento, realizaremos ações com transmissão ao vivo pelo canal da Casa de Saberes, no Youtube (https://www.youtube.com/CasadeSaberesCegoAderaldo).

Na quinta-feira (24) pela manhã, o Núcleo Educativo da Casa de Saberes fará a mediação virtual da exposição “Cego Aderaldo – o homem, o poeta e o mito” para estudantes da Rede Pública Municipal de Quixeramobim. Às 19h, acontece o lançamento do cordel “A saga de Cego Aderaldo”, de autoria do Prof. Dr. Rodrigo Marques (FECLESC/UECE). O momento será marcado pelo som da viola de Guilherme Calixto, cantor, compositor, radialista, escritor e violeiro de Quixadá, com a participação especial de Cristina Holanda – Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM/Secult-CE.

Na sexta-feira (25), às 19h, acontece o bate-papo “(Re)leituras de Cego Aderaldo”, com o convidado Eduardo Buarque, músico, e participação do Prof. Dr. Rodrigo Marques (FECLESC/UECE).

Na terça-feira, dia 29, data em que se rememora o falecimento de Cego Aderaldo, a equipe do Núcleo Educativo realiza pela manhã uma mediação virtual da exposição “Cego Aderaldo – o homem, o poeta e o mito”. À noite, a partir das 19h, acontece a live musical “Cego Aderaldo, o legado de um poeta” com a presença de Mestre Geraldo Amâncio (Tesouro Vivo do Ceará), e Guilherme Nobre, poeta e repentista, com mediação de Dane de Jade, gestora da Vila da Música e do Escritório Regional da Secult no Cariri.

Um sujeito com vários saberes, identidades e memórias. O legado de Cego Aderaldo permanece em milhares de narrativas e sujeitos. Nesse sentido, a “Semana Cego Aderaldo” busca contribuir com esse trabalho de memória e reconhecimento do maior cantador dos sertões.