NOTA DE PESAR – Morre aos 82 anos, em Juazeiro, Mestra da Cultura Maria Cândido

11 de março de 2021 - 10:07

Foto: Mapa Cultural – Arquivo Família Cândido

 

A nossa querida mestra da Cultura do Ceará, Maria Lourdes Cândido, ceramista  que retratava com tanto esmero a cultura e arte popular, fez sua passagem nesta manhã, dia 11 de março de 2021.

 

Seus saberes foram inspirados ainda na infância, com Dona Cícera do Barro Cru e com Dona Cícera do Barro Cozido, fontes de inspiração para Maria Cândido que logo se revelou uma artesã delicada, que através do barro, retratava cenas do cotidiano, em três dimensões. 

 

“Espiando fazer”, nove de seus onze filhos aprenderam suas técnicas e arte, um dom que veio do barro e foi sendo passado de mãe para os filhos e filhas. Junto com duas delas, passaram a ser conhecidas como as “Marias do Juazeiro”, autoras dos famosos “temas”: placas com relevos, cerâmica policromada com cenas do imaginário cultural ou do cotidiano idealizado. 

 

Sua arte integra hoje coleções públicas e particulares no Brasil, Estados Unidos e diversos países da Europa. Ao longo da vida a Mestra Maria Cândido esteve presente em inúmeras feiras, salões, exposições, tendo permanentemente seus trabalhos expostos para venda na Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em Fortaleza. 

 

Desde 2004, a artesã integra o grupo dos Tesouros Vivos da Cultura, concedido pelo governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), e vinha participando anualmente do Encontro Mestres do Mundo, momento em que compartilhava com todos a sabedoria popular, contada através do barro em pequenos recortes do cotidiano. 

 

Condecorada com Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2013, esta guerreira que lutou bravamente contra o câncer, nunca deixou de lado a delicadeza que permite encantar e alegrar a vida com cores, sensibilidade e cuidado.

 

A Secult Ceará agradece sua vida e seu legado e deseja paz para a família