Cultura Indígena: secretário Fabiano Piúba participou de abertura do Programa de Formação Museológica do Núcleo Educativo do Museu Kanindé

10 de março de 2021 - 16:09 # #

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, participou, na tarde desta quarta-feira, 10/3, da abertura online do Programa de Formação Museológica do Núcleo Educativo do Museu Kanindé, projeto contemplado pelo edital de Patrimônio Cultural e Cultura Viva, lançados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei Aldir Blanc. Voltado à formação de uma terceira geração de educadores do museu, o projeto beneficia diretamente a comunidade indígena do povo Kanindé em Aratuba e o próprio Museu Kanindé, que tem 25 anos de história. Participaram também o Mestre da Cultura do Ceará, Cacique Sotero, fundador do Museu Kanindé, além de seu filho Suzenalson Kanindé, que coordena o projeto. Entre outros presentes estiveram o pajé Maciel, junto a lideranças indígenas, apoiadores do museu, professores e jovens que participam da formação.

“Orlando Villas-Bôas disse em certa entrevista que aprendeu com os indígenas que o velho é o dono da história, o adulto é dono da aldeia, e a criança é a dona do mundo. Estou muito feliz de ouvir cada um,  pois sabemos que são os guardiões da memória do povo Kanindé. O cacique Sotero diz que o seu destino é dizer também (sobre) o presente. Isso é muito bonito. E a criança como dono do mundo tem muito a ver com o que está acontecendo hoje, com a formação da terceira geração de educadores no museu. As crianças são sementes que se transformam em folhas, flores e frutos dessa memória. Parabéns para o museu e que sigam plantando árvores, como troncos importantes para a cultura cearense”, destacou o secretário Fabiano Piúba em sua fala.

O mestre cacique Sotero ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo povo Kanindé.  “Esse momento é para os jovens conhecerem quemsomos nós mesmos. Conhecer não só o passado, mas o presente também. Uma das maiores heranças que vamos deixar para os nossos filhos é a educação. A experiência que meu filho Suzenalson está fazendo é muito importante”, pontuou o cacique.

“Nós temos o museu que foi conservado por nós e estamos resistindo com ele cada vez mais. Vamos ter mais força e mais coragem para gente lutar com essa gente nova, se Deus quiser, por muitos mais anos”, frisou, por sua vez, o pajé Maciel.

Nilton Kanindé, que será professor da nova geração de educadores, reiterou a importância do projeto. “É muito gratificante termos um momento desses.É histórico para o povo Kanindé, que a cada dia se reinventa. E, para mim, é uma honra ser formador da terceira geração de educadores do museu”, afirmou.