Concerto de Ponta-Cabeça estreia em plataforma virtual do TJA

23 de dezembro de 2020 - 16:16 # # # # #

O trabalho será apresentado ao público dia 29 de dezembro e ficará disponível durante 24h no canal do Youtube do TJA, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Foto: Levy Mota.

O encontro de três artistas com afinidades e horizontes em comum, mas com atuação em diferentes linguagens. Música, circo e teatro se fundem em um projeto através das conexões entre Ayrton Pessoa Bob, Gil Rodriguês e Juliana Tavares. Se o intuito é o encontro, então a potência da coletividade e do híbrido na arte justificam o surgimento do Concerto de Ponta-Cabeça, resultado de uma residência artística e contemplado pelo Edital Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultural de Fortaleza – Secultfor.

A transmissão do espetáculo se somará à programação oficial do Theatro José de Alencar – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) – e ficará disponível por 24h a partir do dia 29 de dezembro, às 18h, até o dia 30, no mesmo horário, no canal do Youtube do teatro (youtube.com/theatrojosedealencar). O público encontrará 2 links, onde um deles contará com o mecanismo de audiodescrição garantindo o direito à acessibilidade.

A provocação inicial do trabalho surgiu da imersão em três obras, cada qual proposta por um artista-residente: “O amanhã não está à venda” (Ailton Krenak), “O médico e o monstro” (Robert Louis Stevenson) e “Venha ver o pôr do sol” (Lígia Fagundes Teles). A leitura e as interlocuções possíveis entre as obras possibilitaram a criação de imagens, performances e sons, a partir noção de ‘inversão’ aplicada às ideias fundamentais da existência como: mundo, indivíduo, morte, sociedade. Além dessas referências textuais, outras como os quadrinhos de Frank Miller e as possíveis trocas entre performance, música e dança estimuladas por John Cage, fortaleceram as direções estéticas do Concerto.

O contexto do isolamento social decorrente do novo Coronavírus também serviu de reflexão para o projeto, ao se debruçar sobre a banalização da vida, a morte, a falta de empatia uns com os outros e sobre um período de doença social onde uma pandemia não é o suficiente para a sociedade alcançar um ponto de mudança. Uma atriz, um trapezista e um músico se entrosam aqui além de suas tangências próprias, além da história e genealogia que os entrançam.

SERVIÇO:

Concerto de Ponta-Cabeça

Quando: De 29/12 (a partir das 18h)

Até 30/12 (por 24h)

Onde: youtube.com/theatrojosedealencar

SINOPSE:

O espetáculo cênico-musical Concerto de Ponta-Cabeça propõe reflexões acerca da morte provocadas, principalmente, pelo contexto da pandemia. Esse é um encontro entre três artistas da cidade de Fortaleza/CE: Ayrton Pessoa (Pianista), Gil Rodriguês (Trapezista) e Juliana Tavares (Atriz). Juntos constroem uma obra artística oriunda de encontros intensivos a partir de referências literárias. Este projeto foi apoiado com recursos pela Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR).

FICHA TÉCNICA:

Direção cênica/Elenco (Atriz): Juliana Tavares