CDMAC | Confira a Programação de 26 de outubro a 1º de novembro de 2020

26 de outubro de 2020 - 10:52

 

 

Programação CDMAC 26 de outubro a 1º de novembro de 2020

 

 

26 de outubro

 

Em live voltada para a comunidade surda, Dragão do Mar promove conversa sobre surdez e dança, na próxima segunda-feira (26)

Iniciativa integra a programação do projeto Rumos da Acessibilidade, realização do Museu da Cultura Cearense que dá protagonismo a pessoas com deficiência.

 

.

Dando continuidade às ações do programa Rumos da Acessibilidade, que dá visibilidade às lutas da comunidade surda brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza na próxima segunda-feira (26) mais uma conversa ao vivo, que desta vez tratará sobre “Como surdo sente vibração e visual na dança”, a partir das 16h, no Instagram do CDMAC (instagram.com/dragaodomar). O professor de LIBRAS e educador surdo do MCC Cleyton Santos receberá o dançarino e professor surdo Maycon Marques Calasancio para um bate-papo sobre a sua trajetória na dança e os caminhos para a inclusão da comunidade surda na fruição da linguagem. 

Com uma experiência que soma dez anos na área da dança e como educador em museu no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, Maycon já realizou inúmeras apresentações de performance, dança e teatro, na rua e em festivais e eventos. Na conversa, o convidado compartilhará suas experiências pessoais para falar sobre como se dá a relação de um sujeito surdo com a música.

 

Sobre o convidado

 

Maycon Marques Calasancio é surdo e negro e há 10 anos começou a dançar, começando pela dança de salão em 2010. Entrou no curso de Licenciatura em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em 2016, onde se apaixonou pelo ballet e pela dança contemporânea com libras. Além disso, trabalha com a relação entre mediação cultural e Libras, incorporando o uso do classificador como uma forma de linguagem mais acessível aos públicos ouvintes e surdos no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. Com bastante desenvoltura corporal, integra dança, atuação e o protagonismo surdo às diferentes linguagens artísticas, que já se apresentou no CCBB, no IFB e em outras instâncias culturais do DF)

 

Rumos da Acessibilidade

 

     O programa Rumos da Acessibilidade é um locus de reflexão e compartilhamento de conhecimentos, trajetórias, experiências, práticas e pesquisas sobre acessibilidade com o objetivo de favorecer o acesso aos bens, serviços e produtos culturais, a partir de programações em distintos formatos (oficinas, palestras, exibição de vídeos, workshops, mostras).

 

 

Serviço: [Projeto Rumos da Acessibilidade] LIVE “Como surdo sente vibração e visual na dança”, com Maycon Calasancio

Data: 26 de outubro

Horário: 16h

Transmissão: Instagram do Dragão do Mar (instagram.com/dragaodomar)

Acesso gratuito 

Duração: 1h

Classificação etária: livre
Programação transmitida em LIBRAS (sem tradução para português)

 

28 de outubro

 

Dragão do Mar abre inscrições gratuitas para residência dramatúrgica a partir desta quarta-feira (28)

Projeto do diretor teatral Honório Félix integra a programação da convocatória Arte em Rede. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Dragão do Mar. Vagas são limitadas. 

 

Dando continuidade às ações da programação da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) abre, nesta quarta-feira (28), inscrições para a “Peça de uma vida coletiva: residência para uma dramaturgia comum”, residência de criação online voltada ao exercício da escrita dramatúrgica, que será ministrada pelo ator e diretor Honório Félix, do coletivo No barraco da Constância tem!, às terças e quintas de novembro, dias 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23 e 25 de novembro, em plataforma virtual fechada para os inscritos confirmados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). 

A residência abordará a dramaturgia enquanto linguagem autônoma. Serão selecionados 10 participantes, com no mínimo 18 anos, sendo pelo menos 5 selecionados do interior do Estado, podendo se inscrever escritores amadores e/ou profissionais dos gêneros poesia, crônica, conto, romance, novela, etc., com ou sem experiência na elaboração de textos teatrais. Para a seleção, serão consideradas as condições socioeconômicas dos inscritos, além da redação de um pequeno texto a respeito do período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, textos que serão utilizados como ponto de partida dos processos trabalhados durante os encontros. O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de novembro, no site do Dragão do Mar. 

Entre os conteúdos trabalhados e discutidos, estarão, principalmente, as metodologias de escrita dramatúrgica na contemporaneidade, com ênfase na produção coletiva e na experimentação de ferramentas e plataformas de escrita online. Além disso, também serão debatidos conceitos de intertextualidade, de autoria, de apropriação; serão propostos exercícios de escrita individual; experimentados exercícios em edição de textos; analisados alguns textos dramatúrgicos de formatos e contextos diversos; e propiciadas experiências de escrita transversal entre a dramaturgia e outros gêneros literários; além de serem promovidas discussões e práticas a respeito da relação entre escrita dramatúrgica e internet. A resultará em um texto coletivo a ser apresentado publicamente de maneira processual.
Com carga horária total de 24 horas, a residência será composta por 8 encontros, cada um com 3 horas de duração. Os encontros acontecerão no Google Meet, com uma proposição de escrita a ser realizada no Google Docs, tendo em vista que o principal desafio criativo dessa residência é a elaboração de um texto único, produzido de maneira coletiva pelos 10 participantes da residência. Esse documento será divulgado ao final de cada encontro, para que qualquer pessoa possa ler e acompanhar o desenvolvimento da sua escrita. No entanto, apenas os participantes da residência poderão alterar o texto, até a conclusão da residência. No dia 27 de novembro será realizada uma live para a leitura do texto final, cujo registro também entrará para o acervo.

 

 Sobre o Arte em Rede

     A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

     O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

 

Serviço: Inscrições para “Peça de uma vida coletiva: residência para uma dramaturgia comum”

Período: 28 de outubro a 04 de novembro de 2020

Local: Site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)
Gratuito

Classificação etária: 18 anos

Divulgação do Resultado da Seleção: 7 de novembro

 

Residência

Dias: 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23 e 25 de novembro de 2020
Horário: 19h às 21h
Local: no Google Meet. 

Live de apresentação do produto final
Dia: 27 de novembro 

Horário: 19h

 

29 de outubro

 

Dragão do Mar lança vídeo-performance da artista e pesquisadora Maria Macêdo nesta quinta-feira (29)

O trabalho, que celebra a força ancestral da vida no campo, integra a programação de projetos artísticos virtuais lançados durante o período de isolamento social, selecionado a partir da convocatória Arte em Rede.

 

     Dando sequência à programação do Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibirá, nesta quinta-feira (29), mais um projeto selecionado na convocatória lançada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará junto à sua Rede de Equipamentos e ao Instituto Dragão do Mar. A partir das 18h, no IGTV do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (instagram/dragaodomar), será exibido o projeto “Procissão para os corpos que não morreram”, da multiartista Maria Macêdo. Com cerca de três minutos e meio, o trabalho é uma performance de percurso, realizada da zona urbana para a zona rural de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. 

     Contando com a captação fotográfica e audiovisual de Wandeállyson Landim e edição de Francisco Luiz, a videoperformance fala sobre a força ancestral da vida no campo e a importância de uma reconexão com a natureza. “Caminho reverso para a cura do avesso, ação/oração/devoção silenciosa para os corpos que permanecem vivos, mas invisíveis. Uma procissão de desejos gestados no útero dos pés em contato com o trato da terra. Rumo controverso da promessa de salvação das urbes. O caminho de volta em devoção com a terra. Cruzamento de terra com asfalto. Encontro com a memória, benzimento das quatro. O asfalto não vai salvar ninguém”, resume Maria Macêdo.  

 

Sobre a artista

Maria Macêdo nasceu em Quitaiús/Lavras da Mangabeira, 1996. Atualmente reside em Juazeiro do Norte, Cariri Cearense. Artista visual/Educadora/Atuante/Cantadeira/Pesquisadora. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri, pesquisadora no Projeto YABARTE: Processos gestacionais na arte contemporânea a partir dos pensares e fazeres negros femininos. Desenvolve pesquisas/trabalhos artísticos a partir do seu corpo, enquanto mulher negra/nordestina/retirante, traçando caminhos a partir das lacunas historiográficas, as construções afetivas e memórias pessoais/coletivas. Participou de exposições coletivas em estados do Nordeste, em São Paulo, e expôs individualmente no Museu L’imaginari, Espanha, com título Pensar un Brasil Negra y Mujer

 

 Sobre o Arte em Rede

     A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

     O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

 

Serviço: Arte em Rede apresenta “Procissão para os corpos que não morreram”, de Maria Macêdo

Data: 29 de outubro de 2020 (quinta-feira)

Hora: 18h

Exibição: No IGTV do Centro Dragão do Mar no Instagram (instagram.com/dragaodomar)
Duração: 3min31
Gratuito e livre.

 

Dragão do Mar promove apresentação cênico-performática-relacional 

Com vagas limitadas, as inscrições seguem abertas e devem ser feitas a partir de agendamento pelo perfil do @nucleo_performance no Instagram. A experiência, que acontecerá em trânsito entre redes sociais, integra programação da convocatória Arte em Rede. 

 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Núcleo de Estudos da Performance, com projeto selecionado na convocatória Arte em Rede, está com inscrições abertas para a ação “A história é uma profetisa com os olhos para trás”, apresentação cênico-performática-relacional que acontecerá em trânsito entre as redes sociais, nos dias 29 a 31 de outubro e 05 a 07 de novembro de 2020. Com limite de 8 vagas por dia de apresentação, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir do inbox do @nucleo_performance no Instagram (https://www.instagram.com/nucleo_performance/).

      “A história uma profetisa com os olhos para trás” é um trabalho experimental através das redes sociais. A partir de uma dramaturgia de jogo, o Núcleo de Estudos da Performance propõe a imersão do público em uma narrativa ficcional distópica. Para fazer parte dessa experiência, o interessado deve ter acesso à internet e ter os aplicativos WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger e Zoom instalados e com conta ativa. 

     As apresentações trazem questões acerca da sociabilidade a partir de um novo contexto relacional. Quais seriam as possibilidades de pensarmos outros modos de sociabilidade? Se presente, passado e futuro compõem uma rede, não apenas linear de relações, como o presente e o passado podem nos ajudar a compor um futuro? Há futuro? Como profetizar um futuro para poder romper com ele? Como caminhar para um rompimento real com o atual sistema de sociabilidade antes que não haja mais espaço para rompimentos? Como fabricar possíveis e bifurcar o futuro?

     Segundo Juliana Rizzo, integrante do Núcleo de Estudos da Performance, “esse trabalho foi pensado como uma experiência cênica relacional, sendo centrado nessa interação com o público e no trânsito entre as mídias”. 

 

Sobre o Arte em Rede

     A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

     O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

 

Serviço: Arte em Rede apresenta “A história é uma profetisa com os olhos para trás”, do Núcleo de Estudos da Performance

Inscrições abertas até o esgotamento das vagas 

Local das Inscrições: Perfil @nucleo_performance (https://www.instagram.com/nucleo_performance/)

Vagas: 8 por dia

 

Performance

Período: 29 a 31 de outubro  de 05 a 07 de novembro de 2020

Horário: 20h

Exibição: WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger e Zoom  

Duração: 70 min

Acesso gratuito e livre 

 

 

29 de outubro a 4 de novembro

 

Cinema do Dragão 

O Cinema do Dragão continua com exibições presenciais e virtuais. Os ingressos das salas físicas custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.com (https://www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao?city=fortaleza). Na terça-feira (20), o acesso tem valor promocional por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). 

A plataforma de streaming Cinema Virtual segue com o Festival Cinema Pelo Mundo, que reúne filmes premiados com produções de diversos países que ressaltam a riqueza de culturas diferentes no mundo globalizado. Cada sessão do festival, válida por 72 horas em até três dispositivos, custa R$19,90. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.cinemavirtual.com.br.

A programação completa será divulgada na segunda-feira (26), no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

Serviço: Programação do Cinema do Dragão de 29 de outubro a 4 de novembro

Salas Físicas: Ingressos a R$ 16 (inteira e R$ 8 (meia) na bilheteria física do Cinema ou no site Ingresso.com (https:/www.ingresso.com/fortaleza/home/cinemas/cinema-do-dragao)
Terça-feira é dia de ingresso promocional: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Cinema Virtual: Ingressos a partir de 19,90 no site www.cinemavirtual.com.br. O acesso pode ser feito em até 72 horas e compartilhado simultaneamente em até 3 dispositivos.