Museu da Imagem e do Som | Abordando música e acessibilidade nos museus, FóruMIS 40 anos segue sua programação online em Outubro

6 de outubro de 2020 - 10:26

Às terças e sextas-feiras, sempre às 11h, o MIS Ceará segue com encontros que buscam abrir a discussão sobre temáticas do Som e da Imagem e de como ambas dialogam e se mesclam dentro das produções artísticas em seu canal do Youtube

Com sua multiplicidade de assuntos, o FóruMIS 40 anos segue seu segundo mês de programação online reunindo grandes nomes relacionados a Imagem e ao Som, proporcionando estas manhãs de ricas trocas. No início de Outubro, a Música e o debate sobre Acessibilidade em museus ganha a pauta do evento, que caracteriza-se por esta multiplicidade na agenda. Nesta terça-feira, o professor e compositor Luiz Tatit e o cantor, compositor, guitarrista e produtor brasileiro Fernando Catatau se encontrarão para conversar sobre A tecnologia e a música brasileira” com mediação de Rosely Nakagawa.

A semana será encerrada com o importante e necessário diálogo sobre “Acessibilidade nos Museus”, entre a arquiteta especialista em acessibilidade cultural e expografia, Silvia Arruda e a gerente do Museu da Cultura Cearense (MCC) e coordenadora do Projeto Acesso, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Márcia Bitu, com mediação de Paula Geórgia Fernandes.

A iniciativa vem de um processo de fomento à cultura e à arte, quando o Museu de Imagem e do Som do Ceará (MIS Ceará), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), vem comemorando seus 40 anos com atividades especiais desde setembro e segue até final de outubro. Através do FóruMIS 40 anos, uma série de conversas on-line que irão discutir temas voltados ao som, imagem e a produção de projetos artísticos, a instituição cultural gera conteúdo ao público enquanto o acesso presencial aguarda a conclusão da reforma e reabertura. Os encontros ocorrem sempre às 11h, nas terças e sextas-feiras no canal do Youtube do MIS Ceará (bit.ly/YoutubeMISce). Os diálogos já realizados em Setembro estão disponíveis no canal do Youtube do MIS Ceará e podem ser conferidos em sequência na playlist bit.ly/ForuMIS40anos .

AGENDA DA SEMANA FÓRUMIS 40 ANOS

06 de outubro – Terça-Feira – 11h

Tema: A tecnologia e a música brasileira

Palestrantes: Luiz Tatit e Fernando Catatau

Mediação: Rosely Nakagawa

09 de outubro – Sexta-Feira – 11h

Tema: Acessibilidade nos Museus

Palestrantes: Silvia Arruda e Marcia Nascimento

Mediação: Paula Geórgia Fernandes

SOBRE AS CONVIDADAS E CONVIDADOS DA SEMANA

  • LUIZ TATIT

Professor titular do Departamento de Linguística da FFLCH – USP e compositor de canções. Entre seus principais livros estão O Cancionista: Composição de Canções no Brasil, O Século da Canção, Elos de Melodia e Letra (em col. com Ivã Carlos Lopes), Semiótica à luz de Guimarães Rosa, Todos Entoam: Ensaios, Conversas e Lembranças, Estimar Canções: Estimativas Íntimas na Formação do Sentido e Passos da Semiótica. Em sua atividade musical, destacam-se os álbuns-solo Felicidade, O Meio, Ouvidos Uni-vos, Rodopio, Sem Destino e Palavras e Sonhos.

  • FERNANDO CATATAU

Cearense e guitarrista de rock brasileiro. Tornou-se conhecido devido ao seu trabalho no Cidadão Instigado, já tocou também com artistas como Vanessa da Mata, Los Hermanos, Otto, dentre outros. Também produziu o CD “Iê Iê Iê” de Arnaldo Antunes e “Avante” de Siba; atualmente além do Cidadão Instigado integra a banda da Karina Buhr. Possui entre suas marcas registradas um som não usual de suas guitarras. Seu reconhecimento fica por conta de suas composições que, são complexas, psicodélicas e com uma temática muito pessoal nas letras. Seus solos também são conhecidos por trazer de volta as influências do rock dos anos 60, do blues e da música nordestina. 

  • SILVIA ARRUDA

Arquiteta e Urbanista pela FAUSANTOS. Especialista em acessibilidade cultural e expografia acessível. Formada Arquiteta e Urbanista pela FAUSANTOS em 1983, trabalhou na Konigsberger & Vannucchi Arquitetos. Saiu em 1985 para abrir a empresa Peça Única, onde atuou até 1999. Em 2000 abriu seu próprio escritório, trabalhando com enfoque multidisciplinar. São mais de 300 projetos de arquitetura e expografia.  Possui formação em 

acessibilidade de edifícios e exposições pela SMPED e MAE-USP, assim como curadoria pela FASM. Ganhou em 2013 o Prêmio Nacional do IPHAN com o Centro de Memória da Fundação Dorina Nowill. Participa dos GRUPOS DE PESQUISA: REM–Rede de educadores em museus SP e GEPAM–Grupo de ensino e pesquisa de acessibilidade em museus IEB-USP. Ministra CURSOS de acessibilidade cultural e expografia acessível. Tem como seus CLIENTES: Itaú Cultural, Sebrae SP,SESC SP (15 unidades),Fundação Dorina Nowill ,FFLCH- USP ,Comgás ,Instituto Mara Gabrili , Giroflex, Fotograma Imagens, Artesanato Solidário, Unibes Cultural, SMPED (Sec.Municipal da Pessoa com Deficiência), Museu da Energia, Ação Educativa, Pinacoteca Benedicto Calixto de Santos, Museu do Ipiranga.

  • MARCIA BITU

Graduada em Ciências (UFC) com Mestrado em Educación y Museos: Patrimonio, Identidad y Mediación Sociocultural (Universidad de Murcia), gerente do Museu da Cultura Cearense e coordenadora do projeto Acesso – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Atua principalmente nos seguintes temas: acessibilidade e projetos sociomuseologicos.

SERVIÇO

FóruMIS 40 anos

06 de outubro – Terça-Feira – 11h

Tema: A tecnologia e a música brasileira

Palestrantes: Luiz Tatit e Fernando Catatau

Mediação: Rosely Nakagawa

09 de outubro – Sexta-Feira – 11h

Tema: Acessibilidade nos Museus

Palestrantes: Silvia Arruda e Marcia Bitu

Mediação: Paula Geórgia Fernandes

Encontros semanais às terças e quintas-feiras, às 11h

Youtube do MIS Ceará (http://bit.ly/YoutubeMISce)

Gratuito

Saiba mais: www.mis-ce.art.br

Instagram @mis_ceara