Lei Aldir Blanc: Secult realizou live sobre abertura de solicitação de benefícios

10 de setembro de 2020 - 21:07 #

Com grande participação de trabalhadores e trabalhadoras da Cultura pelo Youtube, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou uma live sobre a abertura de solicitação de benefícios da Lei Aldir Blanc no Ceará, na noite desta quinta-feira, 10/9. Confira na íntegra o registro da live no Canal do Youtube da Secult: https://www.youtube.com/watch?v=V38YwdOtamo.

Durante a reunião, a plataforma criada através do Mapa Cultural do Ceará para solicitação de benefícios foi apresentada. A partir desta quinta, 10/9, trabalhadores da cultura já podem solicitar a renda básica e o subsídio pelo site: https://leialdirblanc.secult.ce.gov.br/. Espaços e organizações culturais em breve também poderão solicitar pelo mesmo link, dependendo do município que firmou parceria para utilização da plataforma.

Participaram da live o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; a coordenadora de artes e cidadania da Secult, Valéria Cordeiro; o orientador de Célula de Desenvolvimento Institucional da Secult, André Quintino Lopes; o presidente do DICULTURA, Michelsen Diógenes; a representante da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Vládia Cosmo; a representante do Comitê de Emergência Cultural – CEPC, Andrea Vasconcelos; e o secretário de Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva. A mediação foi de Pedro Igor, gestor da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

“Lançamos a plataforma para solicitação do benefício tanto da renda emergencial dos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, que é de responsabilidade do Estado, como para os espaços culturais, que são responsabilidade dos municípios. Estamos dando um passo importante que é abrir a plataforma do Mapa Cultural para esse cadastro. Junto ao DiCultura, ao CEPC (Conselho Estadual de Política Cultura) e à Aprece, executamos uma ação de um Plano Integrado de Gestão Compartilhada da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa parceria entre o Estado, municípios e sociedade civil. Com os R$138 milhões que estão vindo para o Ceará, temos pensado numa maneira global, articulada e integrada de execução da Lei”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

“Também gostaria de dizer que o Mapa Cultural do Ceará e essa plataforma específica da Lei Aldir Blanc serão uma oportunidade ímpar e estratégica para termos um mapeamento, com geração de indicadores e informações, para formulação de políticas culturais. Acho que vamos chegar num público que ainda não teve acesso às políticas culturais. Combinamos com o IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará) que, após esse processo, será publicado conosco um trabalho de análise da aplicação da Lei Aldir Blanc no Ceará, com seus resultados e seus impactos. Esse mapa e cadastro serão fontes importantes para isso”, ressaltou também o gestor.

A secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, aproveitou o momento para ressaltar os esforços da equipe da Secult para o lançamento da plataforma da Lei Aldir Blanc no Ceará. “Só está sendo possível lançar essa plataforma porque se institui um ambiente de cooperação e troca tanto dentro do estado quanto fora, em outros estados parceiros. Hoje a gente tanto lança o processo de solicitação de renda básica e são mais de 170 municípios que vão utilizar a ferramenta do Mapa Cultural para cadastro de espaços culturais. A gente vem desde março trabalhado para aprovação e formulação da Lei e hoje representa um marco importante. Há o sentimento de realização, de ter cumprido um primeiro passo e de muita gratidão à pessoas que contribuíram”, concluiu a secretária.