Cineteatro São Luiz coloca no ar “PodTeatro” do Coletivo Dama Vermelha
4 de setembro de 2020 - 12:52
A primeira temporada da Série “Disforia”, que estará disponível a partir desta quarta (9), foi selecionada na Convocatória Arte em Rede
O podcast já foi considerado como a “mídia popular do futuro” mas 2019 já foi considerado como “ano do podcast”. Pesquisa realizada pelo IBGE em maio de 2019 aponta que 40% dos internautas já ouviram podcast, o que representa 50 milhões de brasileiros. A possibilidade de ouvir conteúdos na internet enquanto realiza outras atividades é um atrativo da mídia que na atualidade já tem um público fiel. No meio desse universo, da “mídia popular do futuro” e que já é presente, novas possibilidades de fazer e transmitir arte também migram para a plataforma, como é o caso do “PodTeatro” que o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), coloca no ar na próxima quarta-feira (9), às 18h em seu site (www.cineteatrosaoluiz.com.br).
O PodTeatro é um espaço de investigação e experimentação em criações cênico-auditivas, inspirado no significado histórico das radionovelas e suas atualizações na contemporaneidade. A criação é do grupo artístico do Cariri Cearense “Coletivo Dama Vermelha”, composto por Joelma Silfer, Júlia Valério, Larissy Rodrigues, Paulo Andrezio, Penha Ribeiro, Taynaria Romão e Thiago Ápria.
A série recebe o título “Disforia” e sua primeira temporada, composta por quatro episódios (com uma média de 10 minutos cada), tem o subtítulo “Isso é tudo que você precisa saber agora”. A história reflete o período de suspensão de atividades artísticas a partir das perspectivas de personagens presentes nos espetáculos do repertório do Coletivo Dama Vermelha; as personagens se encontram, inesperadamente, em um lugar desconhecido, em contextos deslocados de seus espetáculos originários, sendo impelidas à descoberta de onde estão e o que (e por quê?) está acontecendo com elas. Mesmo em período de isolamento, essas personagens são convocadas à atuação sob novas perspectivas, refletindo as inquietações de seus/suas artistas criadores/as e a incessante necessidade de produzir, mesmo que a distância, mesmo que por meio de reinvenções; reinvenções que afloram a descoberta de outras possibilidades e caminhos à criação, às artes.
O PodTeatro é uma versão contemporânea do drama radiofônico, amplamente conhecido como radionovela. A radionovela teve seu período áureo no Brasil entre os anos 40 e 50, e era um entretenimento popular no difusor mais potente de comunicação da época, o rádio; anteriormente, em meados dos anos 30, já eram apresentados os “teatros em casa”, os “radiatros” e esquetes teatrais em emissoras de rádio brasileiras. Com a chegada do cinema e da televisão, as radionovelas perderam um pouco seu espaço, mas com o avanço tecnológico do século XXI, a efervescência da cybercultura e o surgimento de novas mídias, essa linguagem artística vem sendo ressignificada, ganhando outros espaços, contextos e dimensões.
Coletivo Dama Vermelha
O Coletivo Dama Vermelha é um grupo artístico, residente entre as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Caririaçu, no interior do Ceará. Surgiu em setembro de 2013 a partir do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). O grupo iniciou tendo como premissa o desenvolvimento de processos criativos híbridos entre teatro, dança e música, com temáticas referentes à contemporaneidade. Atualmente, o grupo vem desenvolvendo pesquisas-criações cênicas que propõem o liame entre a linguagem do Teatro e as áreas de pesquisa de seus integrantes (Performance, Dança Contemporânea, Figurino e Cinema).
Arte em Rede
Este projeto foi selecionado no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais. A iniciativa se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.
Serviço
Cineteatro São Luiz coloca no ar PodTeatro do Coletivo Dama Vermelha
Série “Disforia”, Temporada 1 “Isso é tudo que você precisa saber agora” (quatro episódios com média de 10 minutos cada)
Dia 09/09 (quarta-feira), às 18h
No site do Cineteatro https://www.cineteatrosaoluiz.com.br