Lei Aldir Blanc: Ciclo Regional do Sertão de Sobral aconteceu nesta quinta, 16

16 de julho de 2020 - 18:51 #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou, nesta quinta-feira, 16/7, em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (DiCultura) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a reunião dos Ciclos de Trabalho Regionais sobre a Lei Aldir Blanc. Esta é a oitva reunião de uma série de encontros que estão sendo realizados por regiões. Desta vez, a Região do Sertão de Sobral foi contemplada. Participaram do encontros prefeitos, secretários, gestores, entre outros profissionais da cultura dos municípios de Groaíras, Pires Ferreira, Cariré, Alcântaras, Mucambo, Meruoca, Reriutaba, Sobral, Varjota, Senador Sá e Santana do Acaraú. Confira o calendário de reuniões no site da Secult: https://bityli.com/wi3nz. Os Ciclos de Trabalho Regionais para estruturação da Lei Aldir Blanc seguem com o calendário nas regiões do Litoral Oeste e Vale do Curu (17/7), Sertão dos Crateús e Sertão dos Inhamuns (20/7) e Litoral Norte (21/7), sempre às 15h.
Nesta terça-feira, estiveram no Ciclo destinado à Região do Sertão de Sobral o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro; a representante da Aprece no Coepa e no CEPC, Vládia Cosmo; o vice-presidente do DiCultura, Wilton Soares; o diretor do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais, Brayner; o produtor cultural e articulador da região Carlúcio Campos; a vice-presidente do CEPC, Graça Castro; e o articulador nacional da Lei Aldir Blanc e produtor cultural, Xaui Peixoto.
Na ocasião, os presentes puderam tirar dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc, para avançar na construção de políticas emergências para o setor. “A Secult lançou uma primeira cartilha orientando os gestores e sociedade, quando estávamos no processo de mobilização da aprovação da lei. Estamos aguardando a regulamentação em nível federal e estadual para formularmos uma nova cartilha que irá auxiliar os municípios na execução da lei”, informou o secretário Fabiano Piúba.
“Estamos considerando que o plano de implantação da lei é um plano integrado. Temos que compreender o recursos de maneira integradapara ver como podemos assumir cooperações e competências do estado e municípios e ter uma gestão compartilhada com a sociedade civil. Com isso, fortalecer os conselhos estadual e municipais. E assim estamos falando do fortalecimento do Sistema nacional, estadual e municipais de cultura, tendo em vista também que o Plano Estadual de Cultura do Ceará traz como meta número 1 o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura em consonância com os sistemas municipais”, ressaltou também o gestor.