Gestores culturais da região do Cariri debateram a Lei Aldir Blanc

7 de julho de 2020 - 18:13 # #

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou, nesta terça-feira, 7/7, em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (DiCultura) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a 2ª reunião dos Ciclos de Trabalho Regionais sobre a Lei Aldir Blanc. Nesta segunda reunião por regiões, o Cariri foi contemplado em uma segunda etapa. Participaram do encontros prefeitos, secretários, gestores, entre outros profissionais da cultura dos municípios de Antonina do Norte, Barro, Jati, Crato, Juazeiro do Norte, Aurora, Altaneira, Lavras da Mangabeira, Araripe, Campos Sales, Caririaçu, Granjeiro, Penaforte e Barbalha. A programação segue na quinta-feira, 9/7, para a região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste,  e na sexta-feira, 10/7, para o Sertão Central e Centro Sul. No dia 13 é a vez da Serra da Ibiapaba. Confira o calendário de reuniões no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.

A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi sancionada no dia 29 de junho e a urgência agora é dialogar com todas as gestões municipais para debates sobre a regulamentação e padronização dos cadastros e alinhamento das estratégias e construção dos planos para execução da lei.

O segundo Ciclo de Trabalho Regionais sobre a Lei Aldir Blanc contou com a presença da secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; da coordenadora do Escritório Regional do Cariri da Secult, Dane de Jade; da coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro; da representante da Aprece no Coepa e no CEPC, Vládia Cosmo; do presidente do DiCultura, Michelsen Diógenes ; e do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato, Alexandre Lucas.

A coordenadora do Escritório Regional do Cariri da Secult, Dane de Jade, fez a fala de abertura do segundo dia de Ciclo, citando uma frase do mestre Raimundo, da banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto: “‘A Cultura é aquilo que nos alimenta’, diz o mestre. É preciso fazer valer valer a Lei Aldir Blanc, para o exercício pleno dos direitos culturais”, expôs.

A secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, ressaltou a importância do momento para execução da lei. “Esse momento é para construirmos no Ceará um processo de implantação da lei. É a partir dessa troca de conhecimento que vamos conseguindo um tempo ágil para executar o recurso previsto. É também um momento para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura, os sistemas municipais, e o Sistema Nacional de Cultura. Precisamos mostrar que cultura não é gasto, é investimento de valores sociais, humanos e econômicos”, destacou a gestora.

Durante a reunião, os participantes puderam debater a Lei Aldir Blanc e o plano de execução da lei. A coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro, frisou o trabalho que vem sendo realizado pela Secult. “Agora estamos trabalhando com os ciclos de estruturação, com um caráter mais técnico, direcionado a gestores de cultura dos municípios. Num primeiro momento, mesmo antes da sanção da lei, tivemos ciclos com diversos agentes culturais em que tiramos as principais dúvidas junto a eles. Desde então, já temos definições, mas não temos regulamentação da lei. Mesmo assim, é importante que os municípios possam avançar em diversas etapas para executar a lei’, pontuou a coordenadora de Artes e Cidadania da Secult.

Calendário dos Ciclos de Trabalho Regionais Lei Aldir Blanc

06 e 07 de julho – Cariri