Novembro da Cultura: Confira a programação especial dos equipamentos

1 de novembro de 2019 - 17:10 #

 

Para celebrar o Dia Nacional da Cultura a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) preparou uma programação especial nos equipamentos culturais como Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Porto Iracema das Artes e o Cineteatro São Luiz. Muitas atividades contam com entrada franca. Confira!

 

Theatro José de Alencar

O Dia Nacional da Cultura é comemorado com uma semana de atividades gratuitas, de 5 a 9/11, no Theatro José de Alencar (TJA).

Novembro também é mês da Consciência Negra e na programação especial com o programa Pauta Brasil será apresentando o espetáculo pernambucano “Luzir é Negro!”, com exibição de filme, roda de conversa e palestra.

O grupo de teatro The Biz – Performing Arts apresenta os musicais: “Ópera do Malandro – Um Musical de Chico Buarque” e o clássico “Madagascar”.

Na Galeria do Theatro acontece a abertura da exposição “Imagens: 18 anos de resistência”, do Grupo Imagens de Teatro (CE). Já o grupo LaMínima Circo e Teatro (SP), a Cia de Palhaço Orgânico (BA) e o Circo O Pimenta (CE) se apresentam no VI Festival Internacional de Circo do Ceará.

Oswald Barroso lança o livro “Máscaras: do Teatro Ritual ao Teatro Brincante”. E para quem pensa em formação no campo cultural, acontece o curso: “Direito da Produção Cultural”, com Cecilia Nunes Rabelo (Chamada de Ocupação 2019).

É mês também de conferir a Mostra Interbairros do XIII Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), apresentações do grupos Expressões Humanas e Formosura de Teatro, além de shows dos cearenses Clau Aniz e Matu Miranda.

Confira a nossa programação e participe: https://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br/programacao-de-novembro-do-tja/

 

Cineteatro São Luiz

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), convida o grupo “Nóis de Teatro”, atuante há 17 anos na periferia de Fortaleza, e 24 artistas para realizar um Alvoroço na Praça do Ferreira e no Foyer do Cineteatro.

Contra a paz dos adormecidos e a esperança dos dormentes, no dia 01 de novembro se reunirão artistas que têm diariamente combinado de não morrer, produzindo uma verdadeira balbúrdia no cenário cultural da cidade de Fortaleza. Em sua terceira edição, “Alvoroço” é movimento, é potência, é grito, é urgência. Como bem alerta Dona Conceição Evaristo: “Eles Combinaram de nos matar, mas a gente combinamos de não morrer”.

PROGRAMAÇÃO:

12H ABERTURA COM O GRUPO “TAMBORES DE SAFO” PELA PRAÇA DO FERREIRA

Tambores de Safo é um grupo musical, que pretende através da música e da arte, contribuir para o pensamento crítico feminista e o empoderamento das mulheres, visando o combate ao machismo, ao racismo e à homofobia e as mais diversas opressões capitalistas.
● Classificação livre

12H30 – VIVÊNCIA POÉTICA TRANSPASSADA
(Stéfanny Mendes/ Pólo Trans e Jorge Costa/ Gueto Queen)
O trabalho performático acontece em diversos espaços e de forma orgânica faz com que os transeuntes e público interajam com xs artistas e seus corpos.
● Classificação livre

13H: EDUARDO AFRICANO / FOYER
● Classificação livre

13H20: MAYA MARAVILHA / NA PRAÇA
Apresentação da mulher maravilha do estado do Ceará, da Praça do Ferreira, do Brasil e do mundo. A heroína das crianças.
● Classificação livre

13h40: EDUARDO SHOW DA VIDA
● Classificação livre

14H: SHOW MUSICAL “O CHEIRO DO QUEIJO” / ABU DA PEREBA
Criado em 2018 e com diversos shows realizado nas paradas de ônibus do Ceará, “O Cheiro do Queijo” é um projeto criado pelo artista de rua maracanauense Abu, e produzido pelo palhaço fortalezense Batuta. Contendo 9 faixas, o trabalho é uma mostra musical da pesquisa contínua dos artistas com a sonoridade caótica dos espaços públicos, o circo e o rap, trazendo composições carregadas de críticas sociais e comicidade popular.
● Classificação livre.

14H40: PERFORMANCE SOGÊNIO
Com Wenner Mesquita
“O Sogênio” é um espetáculo em processo do palhaço homônimo. Explorando o cômico com o payaso e o bufão e envolvendo politicamente seu corpo, fugindo dos padrões da beleza tradicional. Wenner Mesquita coloca em cena dois números criados durante sua pesquisa, “A barriga” e o “Que vergonha”, que transgridem sobre a ideia do puritanismo e pessoalmente resgata a autoestima para o artista em cena.
● Classificação livre

15H: ALVOROÇO – NÓIS DE TEATRO E CONVIDADAS
Condução: Kelly Enne Saldanha e Nayana Santos
Convidadas: Samara Barros
Secundarista do 3°ano médio na rede pública estadual, moradora do Parque Tijuca, periferia do Maracanaú, e poeta marginal. Começou a escrever e recitar em 2017, participou de diversos saraus e slams dentro e fora da escola. Recentemente, participou da Bienal do Livro no Ceará, da final do Slam das Minas SP e de um evento de literatura na Unicamp.

Ma Njanu
Ma Njanu, mulher preta, poeta e filha do vento. Constrói o Pretarau, Sarau das Pretas.

Taynara Nádia
Poeta Marginal e dos cambão de Fortalcity, preta, favelada, lg(B)t, comunista safada e um pouquinho a mais de tudo que o sistema gosta.

Maria Micinete
Maria Micinete, atriz, bonequeira, agente cultural, integrante do grupo Tambores de Safo e do Coletivo Cultural do Pici.

Pâmela Souto
Pamela Souto, poetisa em transições, atriz, performer, artista artesã, produtora de O Corpo Sem Órgãos: Sarau-Rizoma, estudante de Geografia, vivente em Fortaleza- CE. Desde 2015 nos corres pra mostrar a poesia e a arte como um instrumento de mudança.

Jéssica Teixeira
Jéssica Teixeira é atriz e produtora de teatro graduada em Teatro – Licenciatura e Mestre em Artes pela UFC. Atualmente, pesquisa o seu próprio corpo estranho, mola propulsora de suas últimos projetos artísticos e de seu primeiro solo “E.L.A”.

Isadora Teixeira
Isadora Teixeira é travesti, nordestina e arterrorista. Graduanda em Teatro pela UFC, investiga na cena contemporânea campos de potência para ruptura com os modelos hegemônicos de gênero

17H: FESTA BOOMBOOMBLACK
“Mais do que uma festa, um quilombo. Desde novembro de 2018 esse é o principal referencial da Boom Boom Black, o baile que, inspirado nos bailes blacks das décadas de 60 e 70, vem buscando uma “reintegração de posse” do que é nosso por direito, nossa cultura e ancestralidade em destaque. Feita por pretos e para pretos, o baile acontece nas periferias da capital cearense, trazendo sempre um tema que nos leva a despertar uma inquietação em conhecer ainda mais sobre nossa história, sobre o nosso povo. O povo preto!”
● Classificação livre

➜ Realização e Produção: Nóis de Teatro
➜ Programação e Curadoria: Altemar Di Monteiro e Henrique Gonzaga
➜ Projeto Gráfico: Altemar Di Monteiro

 

Porto Iracema das Artes

Dando continuidade à campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”, lançada na última sexta-feira (25), a Escola reunirá pesquisadores, ambientalistas e artistas para debater o problema e mobilizar novas ações na área da cultura

No calendário brasileiro, o dia 05 de novembro é marcado como Dia Nacional da Cultura. E se o cenário do País no campo das artes não nos permite celebrar, a tragédia ambiental que atinge o litoral do Nordeste desde agosto nos chama à mobilização. Na próxima terça-feira, a Escola Porto Iracema das Artes, que lançou a campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”, não comemora a data, mas a lembra com uma programação que envolve debate, performance, projeção de fotos, pocket show, entre outras ações, para denunciar o problema de impacto ainda desconhecido que vem manchando nossas praias e destruindo a vida do mar e de quem depende dele.

A partir das 16h, a Escola realiza em seu auditório o “Encontro Urgente”, um debate com Jeovah Meireles, pesquisador e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), a ambientalista Andrea Camurça, do Instituto Terramar, e o professor e membro da Associação Quilombola do Cumbe/Aracati -CE, João Luiz Joventino do Nascimento, o João do Cumbe. A partir de diferentes perspectivas, eles farão um relato sobre os impactos que o óleo derramado nas praias do Nordeste já vêm deixando no meio ambiente e nas vidas dos povos do mar. Além de artistas e do público em geral, diversas instituições de cultura da Cidade, especialmente aquelas localizadas à beira-mar, são convidados a estar presentes e participar da conversa.

A diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, acentua a importância do debate neste Dia Nacional da Cultura, lembrando que cultura não diz respeito apenas à fruição das artes. “O Porto é uma escola de cultura e arte, como está referida em seu projeto pedagógico. Cultura, no caso, no sentido mais amplo do conceito, aquele que relaciona-se com as formas de vida, costumes e modos de existência. A tragédia que está acontecendo nas praias da região é uma catástrofe sem limites. A sobrevivência de populações inteiras está ameaçada. Está em risco a existência física de milhares de pessoas, que ficarão literalmente sem comida”, diz a diretora. “A ideia é que o Dia Nacional da Cultura funcione como marcação para um debate urgente, no sentido de construção de uma agenda conjunta entre parceiros do campo das artes. É a produção artística dialogando com o caos cultural”, acentua Bete.

“Triste Cardume – O Banquete”
Após o debate, às 18h, haverá no pátio a instalação “Triste Cardume – O Banquete”. No ato, uma mesa disposta para um grande jantar reunirá o público em torno de pratos cheios das figuras de peixes pretos como aqueles que têm sido afetados pelo óleo derramado. As peças, criadas no Ateliê Urgente e recebidas por e-mail, denunciam o impacto deste crime ambiental tanto no ecossistema marinho como na vida dos seres humanos.

Ainda compondo a programação do Dia Nacional da Cultura no Porto Iracema, acontece o lançamento do programa Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica com um pocket show de Herlon Robson, inspirado pela campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”. Às 18h30min, teremos uma Sessão Vinil, com a presença da Loja 8″ Polegadas, que trará uma vitrola e seu acervo de álbuns clássicos da discografia brasileira e mundial. A sessão será aberta a todos que desejem tocar seu LP preferido.

Mural – Ateliê Urgente
Simultaneamente, a artista Beatriz Benitez, que integra a Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema, vai projetar imagens nas paredes do Porto Iracema das Artes, juntando-se às ações artísticas para denunciar o problema ambiental que atinge o litoral nordestino.

A partir das 19h, as obras do “Ateliê Urgente”, que iniciou no dia 25 de outubro e seguirá nos dias 1 e 8 de novembro de 9h às 17h no ateliê da Escola, serão impressas para a montagem de um mural da campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”. A montagem será colaborativa e quem quiser participar precisa apenas trazer seu trabalho impresso, mesmo que não tenha vindo.

Confira, abaixo, a programação:

Dia Nacional da Cultura no Porto – 05 de novembro – “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”

16h – Auditório do Porto Iracema
“Encontro Urgente”: debate com Jeovah Meireles, Andrea Camurça e João do Cumbe

18h – Pátio do Porto Iracema
Ato com instalação “Triste Cardume – O Banquete”, seguido de lançamento do programa Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica e pocket show de Herlon Robson.

18h30min – Pátio do Porto Iracema
Sessão Vinil com Loja 8″ Polegadas

19h – Pátio do Porto Iracema
Montagem do mural da campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”.

Sobre os debatedores

Jeovah Meireles
Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B.

João Luiz Joventino do Nascimento, o João do Cumbe
É professor, membro da Associação Quilombola do Cumbe/Aracati -CE e trabalha no Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP).

Andrea Camurça
Socioambientalista, graduada em Economia Doméstica e Serviço Social, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. É assessora de campo do Instituto Terramar, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter socioambientalista. O objetivo do Instituto Terramar é contribuir para a justiça ambiental na zona costeira do Ceará. Sua atuação está voltada, principalmente, para a garantia de direitos coletivos e individuais de comunidades tradicionais costeiras do Ceará, em especial os direitos ao meio ambiente, ao território, à diversidade cultural, ao trabalho e ao exercício político. Desde seu surgimento (1993), o Terramar colabora, sobretudo, na formação e organização popular; em práticas coletivas locais comprometidas com a afirmação dos territórios tradicionais costeiros e na conservação ambiental dos ecossistemas marinho-costeiros.

SERVIÇO
O que: Dia Nacional da Cultura no Porto – 05 de novembro – “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”
Quando: 05 de novembro, a partir das 16h
Onde: Auditório e Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Após a intensa programação do Dragão das Crianças neste mês de outubro, o Centro Dragão do Mar inicia novembro com uma agenda diversa – também em alusão ao Dia Nacional da Cultura – que se estende até o fim do ano. Somente no próximo mês, mais de 30 atrações musicais vão se apresentar nos palcos do Dragão. Entre as bandas e artistas locais e nacionais, estão Água de Quartinha, Rodger Rogério, Isabella Taviani, Luísa Sonza e Pabllo Vittar.

O cinema também é destaque em novembro com a pré-estreia do longa “A Vida Invisível”, vencedor do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes e representante do Brasil a uma indicação no Oscar 2020. O longa, do cearense Karim Aïnouz, terá sessões sexta (1º) e sábado (2) às 20h. A estreia oficial será no dia 21.

Neste primeiro fim de semana do mês, a Companhia de Arte Andanças volta ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) com o espetáculo “O Tempo da Paixão ou O Desejo é um Lago Azul”, inspirado na obra de Leonilson. As apresentações serão nos dias 2 e 3 de novembro.

Com abertura na quinta-feira (31/10), o Festival Curta o Gênero será realizado até o dia 8 de novembro com seminário, mostra internacional audiovisual, exposições fotográficas e de ilustrações, espetáculos cênicos, feira de economia solidária, de livros e agroecológica, atividades para crianças e lançamento de livros.

De 8 a 14, é a vez do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e, de 13 a 17, do 6º Festival Internacional de Circo do Ceará. Entre os dias 28 e 30, o Dragão recebe o Festival Choro Jazz, e, no dia 29, o Esquenta WOW 2019 – Mulheres do Mundo.

Novembro também é o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, no dia 20, e o Dragão traz uma programação com rodas de conversa, feira, oficinas a apresentações culturais.

Teatro, literatura, artes visuais e debates também compõem a agenda de novembro. Veja a programação completa: http://www.dragaodomar.org.br/programacao-cultural