Escola de gastronomia recebe mesa redonda do VIII Encontro Internacional de Direitos Culturais

4 de outubro de 2019 - 16:27

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebeu – nessa quinta-feira (3), uma mesa redonda do  VIII Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC). Com o tema “Institucionalidades Culturais”, o evento, contou com a participação de advogados renomados, especialistas em discussões como patrimônio, propriedade intelectual e comunidades indígenas. Gonzaga Adolfo, Anita Mattes, Simone Toji, Rodrigo Vieira, Pier Luigi Petrillo e Bolfy Cottom participaram do bate-papo mediado pelo professor Humberto Cunha, organizador do EIDC e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC).

A atividade levou à instituição a ampliação do debate em torno das questões referentes à cultura alimentar e gastronomia, problematizando o desenvolvimento de produtos e a execução de políticas públicas desenvolvidas em seu “Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia”. “Se faz necessário que a Escola de Gastronomia Social discuta propriedade intelectual, patrimônio imaterial, regulamentações para o comércio de alimentos e bebidas artesanais, normas da Anvisa, denominação de origem, patrimônio, indicação geográfica, entre tantas outras discussões que atravessam o direito cultural”, afirmou Vanessa Moreira, coordenadora do Laboratório de Criação da EGSIDB.

Logo após as discussões, os pesquisadores do Laboratório apresentaram degustações, envolvendo os conceitos das pesquisas em andamento. Os pratos foram: de boas-vindas, Atum com Cajú, Batiputá, Maxixe, Tapioca, Missô de Feijão; entrada, Cuscuz com Ovo Caipira, Ova de Camurupim, Vegetais da Horta; prato principal, Filé de Cioba com Banana da Terra, Farofa com Castanha, Molho Branco; sobremesa, Banana da Terra com Paçoca, Creme de Castanha Fermentado.

O VIII Encontro Internacional de Direitos Culturais tem como tema “Institucionalidades Culturais”, cujo escopo principal é, no ano em que a Constituição da República Federativa do Brasil completa 30 anos de vigência, aprofundar estudos acadêmicos, com interfaces sociais e políticas, sobre o papel a ser desempenhado pelo sistema de liberdades constitucionais de natureza cultural, relativamente aos valores identitários, de diversidade e de cidadania.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia. Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações:  (85) 3248-8091.