Novo conceito da Biblioteca Pública do Ceará é apresenta na Bienal do Livro

21 de agosto de 2019 - 20:21 # # #

(Foto:Thiago Gaspar)

“A biblioteca tem que ser um espaço do encontro inesperado com os livros”. A frase é de Vera Saboya, consultora do projeto do novo conceito da Biblioteca Pública do Ceará. Ela participou de um bate-papo no IX Encontro do Sistema de Bibliotecas Públicas do Ceará, que aconteceu nesta quarta-feira, 21/8, durante a Bienal do Livro. A conversa foi mediada por Goreth Alburquerque, coordenadora geral da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Uma nova biblioteca, com um novo conceito. Recursos como computadores, telas, novos livros, espaços para a família, um café e um jardim fazem parte do projeto da Biblioteca Pública do Estado do Ceará, que será entregue para a população cearense em 2020. Mas, segundo Vera Saboya, também responsável pelo planejamento e implementação do projeto das Bibliotecas Parques do Estado do Rio de Janeiro, o mais importante vem com um conjunto de ideias e soluções que serão implementadas na Biblioteca Pública.

“Tivemos como referência para este novo conceito da biblioteca o Plano Nacional de Livro e Leitura. O texto foi um pilar pra todas a Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro e para a daqui também”, pontuou.

Um dos grandes diferenciais, de acordo com a consultora, é atrair o público leitor “As pessoas, quando vão a uma biblioteca, vão como pesquisador, vão como viciado em leitura, mas pode ir também com o pensamento: ’aí eu não sei o que eu quero não’. Gosto de pensar a biblioteca como livraria que possa te apresentar os livros, te convidar a entrar nesse universo. Na Biblioteca do Ceará teremos isso logo no primeiro andar. Menos estante e mais livro na mão”, destacou.

O acervo da biblioteca contemporânea também foi tema de debate. “Nunca se leu tanto e escreveu tanto com as novas mídias. Temos essas mídias excelentes que nos proporcionam várias maneiras interessantes de introdução à leitura. Que biblioteca infinita é essa que está na internet? O mediador deve saber o que existe nesse espaço. Acho que é uma missão e um enorme desafio pra quem trabalha com mediação de leitura”, ressaltou.

A importância da Biblioteca Pública enquanto equipamento fundamental para a política pública de cultura foi mencionada também pela consultora. “A biblioteca pública permite que você possa ter uma formação continuada e autodidata”, frisou.

Por fim, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, anunciou como a manutenção do equipamento cultural será feita. “Em breve estaremos anunciando como será o modelo de gestão da Biblioteca. Realizamos um concurso público que irá chamar 17 bibliotecários. Já temos o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que estará sendo encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa ainda neste semestre, e que trata de metas para os próximos dez anos no Ceará. E Precisamos ter um Sistema de Bibliotecas Públicas fortalecidas”, concluiu.