Com apoio da Secult, 4° MAN promove debate e rodada de negócios sobre o mercado audiovisual no BNB Passaré

26 de junho de 2019 - 16:33

Globo News, Canal Brasil, Arte1, 44 Toons, Boutique Filmes, Curta!, Glaz, Moonshot Pictures, O2 Play, NBC Universal, Discovery Kids estão entre os players confirmados para esta edição

O 4º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, que acontece até 28 de junho no Banco do Nordeste do Passaré, em Fortaleza, vem reunindo empresas produtoras, realizadores de trabalhos audiovisuais de todo o Brasil e representantes de canais e plataformas de exibição para debater sobre o mercado audiovisual, promover a troca de experiências e a geração de novos negócios. O evento é aberto ao público, mas para ter acesso é preciso efetuar o credenciamento no site do evento (www.mercadoaudiovisual.com.br).

Iniciado na terça-feira, dia 25, a atividade de abertura contou com o secretário da Cultura do Estado Fabiano Piúba, do diretor- presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), do secretário da Cultura do município, Gilvan Paiva, da Diretora do Cone Região Norte, Jorane Castro, da Superintendência de Marketing do BNB, Evangelina, e do cineasta Wolney Oliveira. Após a abertura, o eventou contou com a palestra “Caminhos do Audiovisual Brasileiro” proferida por Christian de Castro, diretor- presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Na sequência, a programação do MAN seguiu com mesas redondas, pitchings, rodadas de negócios, workshops, master class e o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução.

A quarta edição do MAN é realizado e apresentado pelo Ministério da Cidadania – Governo Federal. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A. (ADECE), da Câmara Setorial do Audiovisual (CSA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. E o apoio cultural da Baião de Dois e Gavulino Filmes. Tem parceria com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e a Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE) e o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO

Durante todos os dias do evento, as mesas redondas serão realizadas no miniauditório do Centro de Treinamentos do BNB Passaré. Participam representantes de canais nacionais e internacionais e produtoras de audiovisual, como: Lais Bodansky (Spcine), Ticiana Lima (Tardo Filmes), Belisário Franca (Giros Filmes), Paulo Barata (NBC Universal), entre outros. O momento contará também com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), Inácio Arruda.

Sob a mediação de Alfredo Manevy, ex-presidente da Spcine e curador do evento, serão debatidas as mesas redondas sobre “Fortaleza Film Commission”, “A emergência das coproduções brasileiras regionais”, “As séries nacionais de ficção, a diversidade regional e os desafios de qualidade e público” e “A expansão da banda larga e a distribuição de conteúdo audiovisual”. O tema “A importância dos canais super brasileiros: desafios e políticas públicas” será intermediado pela cineasta paraense Jorane Castro.

Os consagrados cineastas cearenses Rosemberg Cariry e Halder Gomes vão mediar, respectivamente, as mesas redondas sobre “Documentário para televisão: pré-requisitos e novos formatos” e “O desafio do market share para o cinema brasileiro”.  O debate sobre “O que a produção internacional busca em projetos brasileiros?” será mediado pela cineasta Margarita Hernandez. Já a temática “TVs Regionais e Produção Independente” será por Suzana Costa, presidenta da Câmara Setorial do Audiovisual da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

No segundo e terceiro dia, 26 e 27 de junho, haverá o 1° Encontro Ibero-Americano de Coprodução, no Hotel Iate Plaza, para produtores convidados. No mesmo dia, no Centro de Treinamento do BNB Passaré, ocorrerá as rodadas de negócios exclusivas, com os projetos inscritos, que confirmaram a participação. Neste local haverá ainda, no dia 27, uma Master Class com o cineasta Victor Lopes sobre os desafios do pitching e um treinamento de pitching para os projetos selecionados nesta edição. O workshop seguirá até o dia seguinte, dia 28. Nesta data, o evento encerrará com pitching aberto, dando oportunidade para os realizadores de audiovisual ouvirem uma série de comentários construtivos sobre seu projeto de uma banca repleta de experts e buyers.

SERVIÇO

4° MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste: De 25 a 28 de junho no BNB Passaré (Av. Dr. Silas Munguba, 5700, Passaré – Fortaleza/CE). Acesso gratuito, por meio de credenciamento no site do evento (www.mercadoaudiovisual.com.br). Contatos: organizacao@mercadoaudiovisual.com.br.